Alagoas segue com diminuição em número de homicídios

(Foto: Agência Alagoas)(Foto: Agência Alagoas)

O Núcleo de Estatística e Análise Criminal da Secretaria da Defesa Social registrou, no sexto mês seguido, uma redução nos índices de violência em Alagoas. O estado acumula um percentual de queda de 22,9%; a capital registra 30,2%; e Arapiraca reduziu em 18% os crimes violentos letais intencionais no primeiro semestre. Segundo a pasta da Defesa Social, a redução ultrapassa a meta planejada até dezembro de 2015 – percentual de 12%.

De janeiro a junho do ano passado, os dados revelam 1.194 Crimes Violentos Letais Intencionais contra 921, em 2015; e na mesma sequência, 1.127 homicídios em 2014 foram computados, contra 839 este ano. Em Maceió, a taxa de redução de Crimes Violentos Letais Intencionais declina de 420 para 293, e o número de homicídios cai de 388 para 271.

O Estado de Alagoas vem numa escala positiva com índices disponibilizados por meio dos gráficos do Núcleo de Estatística e Análise Criminal da Secretaria da Defesa Social. As comparações com o primeiro semestre de 2014, mês a mês, apresenta uma sequência com os seguintes números: janeiro, 25%; fevereiro mostra queda de 17%; março diminuiu 27,5%; em abril deste ano, Alagoas reduziu 37,1%; maio, 35,3%; e junho, 16%.

Para confirmar os avanços de Alagoas, em relação a outros estados no Nordeste, comparando com Pernambuco e Rio Grande do Norte, por exemplo, o desempenho, traduzindo os números, é satisfatório.

A Defesa Social salienta que o estado está bem à frente aos vizinhos quando o assunto é redução na violência, quase dobrando a meta do ano, já ultrapassada em 10%. No primeiro mês de 2015, Pernambuco aumentou em 26,29% o número de Crimes Violentos Letais Intencionais, em relação ao ano passado; e Alagoas diminuiu 25%.

Em abril, o aumento no Estado de Pernambuco foi de 9,1% e Alagoas reduziu 37,1% o número de Crimes Violentos Letais Intencionais. O acumulado dos primeiros cinco meses do ano deixou o estado vizinho com um aumento de 11,7% nos homicídios em relação ao mesmo período do ano passado.

Outros números, que colocam Alagoas à frente no combate à violência, vêm do Rio Grande do Norte que aponta uma redução de 14,63% nos seis primeiros meses de 2015, enquanto na Terra dos Marechais foi identificado um decréscimo de 22,9%. A capital potiguar reduziu em 19,46% o percentual de Crimes Violentos Letais Intencionais enquanto que em Maceió o acumulado trouxe uma redução de 30,2%.

Nos primeiros seis meses de 2015, o Ceará apresenta redução de 13,3% e Fortaleza 22,,2%  comparando com o mesmo período do ano passado. Neste caso, Maceió se sobressai com o índice redutivo de 30,2% e Alagoas com decréscimo de 22,9%. Em outras áreas do Ceará, houve aumento no número de CVLI como a região Sul que subiu 6,2%.

“Estes números só revelam que Alagoas saiu do canto, avançou e não foi o secretário quem conquistou essa vitória foi a tropa na rua unida e com vontade de trabalhar pela sociedade alagoana. Devemos tudo ao esforço conjunto das forças policiais, contamos com o compromisso da Polícia Militar, da Civil, do Corpo de Bombeiros, da Perícia Oficial, apoio da Ressocialização e damos um basta na ousadia de criminosos que pensavam que nunca iriam ter resposta. Vale para nós a tranquilidade das famílias alagoanas de bem, repito. Mas, tudo isso não seria possível, não teríamos ganho sem a compreensão e o suporte do governador Renan Filho” , declara o secretário Alfredo Gaspar de Mendonça Neto.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos