Intolerância religiosa? Henri Castelli presta depoimento, mas não fala com a imprensa

Ator veio depor em favor de Mãe Neide depois de declarações públicas da ex-companheira que resultaram em processo.

Reprodução/InstagramAtor global postou foto quando embarcava para Maceió

Ator global postou foto quando embarcava para Maceió

O ator global Henri Castelli esteve na tarde desta sexta-feira (03), no Ministério Público Estadual para depor sobre o caso envolvendo a Mãe de Santo Neide Oyá D´Oxum, a mãe Neide, e a mãe de sua filha, a assessora de imprensa Juliana Despírito que teria escrito em uma rede social declarações consideradas de intolerância religiosa.

Henri está sendo ouvido pelo promotor Flávio Costa, da 62ª Promotoria de Justiça, pela promotora criminal Marluce Falcão e pelo delegado Alcides Andrade. Henri não falou com a imprensa em virtude de impedimentos contratuais com a Rede Globo, mas seus advogados, Newton Pereira e Walkyria Carvalho prestaram esclarecimentos sobre o andamento do processo.

O inquérito foi aberto no dia 19 de maio depois que Mãe Neide procurou o 2° Distrito Policia e prestou queixa. Outras duas testemunhas – que não tiveram o nome divulgado – também prestaram esclarecimentos.

O depoimento de Juliana será colhido pelo delegado José Antônio Lins de Paiva, da 12° seccional de Taubaté/SP, onde ela mora. O depoimento dela será encaminhado até o fim da próxima semana para o MP/AL e se juntará às declarações de Henri e da própria Mãe Neide.

Leia também: Mãe de santo alagoana ingressa com ação contra ex de Henri Castelli

O Processo

Amanda Dantas/Alagoas24HorasAdvogados acompanham depoimento de Henri Castelli

Advogados acompanham depoimento de Henri Castelli

Juliana deverá ser indiciada com base no Artigo 20 da Lei 7.716/89 que trata de crimes raciais, além do dispositivo 208 do Código Penal Brasileiro, que trata de crimes contra o sentimento religioso.

O advogado Newton Pereira esclareceu que o caso pode ter desdobramentos e que qualquer pessoa que se sentiu ofendida pode ingressar na Justiça.

Sobre a pena

“Pode se dar nas esferas civil e penal. Na civil não tem prisão prevista, somente danos morais. Já na esfera penal é difícil prever. Não é comum reclusão nesses casos. Ainda estamos estudando, mas há pena de um ano e meio, dois anos e meio. Depende.”

Amanda Dantas/Alagoas24HorasAdvogados acompanham depoimento de Henri Castelli

Advogados acompanham depoimento de Henri Castelli

A advogada de Henri, Walkyria Carvalho não descartou que as centenas de pessoas que inseriram comentários no post de Juliana também sejam acionadas judicialmente. “Sim, elas podem responder. Crime cibernético.”

Relembre o caso

As declarações de Juliana geraram um ‘enxurrada’ de comentários intolerantes e racistas contra Mãe Neide depois que o ator Henri Castelli divulgou uma foto da filha no colo da mãe de Santo. A foto havia sido tirada em União dos Palmares e era uma homenagem do ator a quem ele chama de mãe espiritual, no dia das mães.

Na legenda Henri escreveu: “Muita energia boa e muito amor no coração com sua vovó preta, como ela mesma chama a ‘netinha ‘ meu copinho de leite. Eu que infelizmente não tive a alegria nessa vida de ter um vovó viva, ela ainda tem uma a mais de alma”.

Leia também: Polêmica: ex de ator global comenta foto da filha com mãe de santo de Alagoas

Juliana não gostou da foto e respondeu da seguinte maneira: “Minha filha foi presente de Deus… Ela não pertence a nenhum outro espírito que não seja o Espírito Santo de Deus! Ao invés de falar de amor e bondade, seja de verdade! Pare de fingir o que você não é! Não adianta ser bonito por fora quando é escuridão por dentro! Eu sou mãe e sou eu que cuido!”

Reprodução/InstagramAtor postou uma foto da capital alagoana

Ator postou uma foto da capital alagoana

Leia também: Henri Castelli homenageia Mãe Neide em rede social

 

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos