Quatro cidades alagoanas estão na Rota do Revezamento da Tocha Olímpica

DivulgaçãoTocha Olímpica

Tocha Olímpica

Maceió, Arapiraca, União dos Palmares e São Sebastião estão entre as 300 cidades que vão receber a Tocha Olímpica Rio 2016. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (03) em Brasília, na Cerimônia de Lançamento da Rota do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, em solenidade realizada pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Dos 300 municípios, foram escolhidos 82 onde a Tocha deverá pernoitar. Cada uma dessas cidades vai receber eventos de grande porte, com atrações culturais e shows musicais.

A secretária de Estado do Esporte, Lazer e Juventude, Cláudia Petuba, representou Alagoas no evento, que contou com a participação da presidenta Dilma Rousseff e do ministro do Esporte, George Hilton.

“A passagem da tocha por todos os estados, incluindo Alagoas, simboliza a amplitude das Olimpíadas, que, embora tenha como sede a cidade do Rio, o evento é do Brasil e o povo brasileiro é o principal e maior combustível para a chama dos Jogos. Os Jogos Olímpicos são um evento que simboliza disputas limpas, honestas, dedicação e respeito às diversidades”, declarou Petuba.

Durante a cerimônia, foi apresentada ao público a Tocha Olímpica Rio 2016, concebida sob o conceito de ‘brasilidade’. O desenho é resultado de processo de seleção no Brasil, que reuniu 76 empresas inscritas. A vencedora foi escolhida por unanimidade pelo Comitê.

O conceito da Tocha traz os pilares dos Jogos, que são a chama, o espírito olímpico (ponto chave) e a Tocha (suporte para chama). Outros detalhes que chamam a atenção no design do principal símbolo das Olimpíadas são o céu, as montanhas, o mar e o chão da cidade do Rio de Janeiro – tudo representado nas cores da bandeira do Brasil.

De acordo com o Ministério do Esporte, a Tocha também passará por todas as capitais brasileiras. Antes de chegar ao Brasil, a jornada da Tocha Olímpica começa na Grécia, em maio de 2016, onde ficará durante uma semana.

Em solo brasileiro, a Tocha percorrerá mais de 20 mil km e será carregada por mais de 10 mil pessoas em 300 municípios do país, até chegar ao Rio de Janeiro para a abertura dos Jogos, que vão acontecer de 5 a 21 de agosto. Já as Paralimpíadas serão realizadas de 7 a 18 de setembro, também no Rio de Janeiro.

Para a presidenta Dilma Rousseff, o mundo pode ter confiança de que o Brasil vai responder à altura do desafio de sediar os Jogos Olímpicos em 2016.

“Vamos realizar, com muita competência, as Olimpíadas Rio 2016. Serão jogos que vão ficar na história, porque nosso país mostrou, com a Copa do Mundo, que temos um povo hospitaleiro e que o Brasil tem condição de dar total segurança para qualquer evento do porte dos Jogos Olímpicos”, assegurou.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos