Aplicativo permitirá ao cidadão efetuar denúncias à PM

Aplicativo de denúncias vai ajudar trabalho das bases comunitárias de Maceió

Agência AlagoasAplicativo ainda não está funcionando oficialmente

Aplicativo ainda não está funcionando oficialmente

Um aplicativo inovador, desenvolvido por empresa alagoana, que permite à população fazer denúncias de problemas relacionados à segurança pública, foi apresentado nesta sexta-feira (3), à coordenação das bases comunitárias de Maceió. A reunião ocorreu por iniciativa do secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Pablo Viana, após tomar conhecimento da plataforma que gerencia o aplicativo, criada pela Rastru, empresa especializada em investigação e perícia digital, que trabalha com segurança da informação e soluções tecnológicas também para a área policial.

O mapeamento de empresas alagoanas está sendo realizado este ano pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação e visa identificar  as competências e verificar o potencial dessas empresas para soluções que contribuam com o desenvolvimento do Estado, disse Pablo Viana.  

Durante o encontro, o diretor presidente da Rastru, José Alencar, fez uma demonstração de todo o potencial da plataforma e do aplicativo de denúncias, projeto piloto que está em teste no município de Rio Largo.

O aplicativo denominado “Juntos pela segurança” pode ser baixado gratuitamente e permite o anonimato de quem denuncia. Mas ainda não está em atividade oficial, apenas como uma plataforma em processo de avaliação prática. É de fácil manuseio e oferece a possibilidade de postagem de áudio, vídeo, fotos e outras informações que ajudam a polícia a identificar e tomar providências para os problemas denunciados, tais como: violência doméstica, agressões a crianças e adolescentes, consumo e tráfico de drogas, roubo, assaltos, perturbação da ordem, como barulho em excesso, brigas, entre outros.

Pelo aplicativo, por exemplo,  é possível desenvolver um mapeamento das áreas de atuação das seis  bases comunitárias de Maceió, fazer levantamento das principais demandas provenientes de denúncias e criar estratégias de atuação para a solução dos problemas, contribuindo com a gestão da segurança pública.

Participação cidadã

Segundo José Alencar, “o projeto tem a efetiva participação do cidadão, é uma iniciativa criada para apresentar soluções aos desafios da polícia de Alagoas, um modelo de negócios personalizado”, afirma. 

Para o coordenador das bases comunitárias, major Alexandre Costa, que estava acompanhado do gestor do departamento de prevenção à criminalidade, Claudio Fonseca, “o projeto da plataforma e do aplicativo é perfeito para os desafios que temos na gestão das bases comunitárias e pode ajudar a melhorar o trabalho do policial nas suas rotinas diárias mas também oferecer um canal seguro e eficiente para a comunidade fazer suas denúncias e reivindicações”.

De acordo com o secretário, é papel da Secretaria da Ciência e Tecnologia  unir os esforços e os objetivos em prol do desenvolvimento do Estado. “Este encontro hoje foi um exemplo de como devemos identificar os potenciais já existentes em Alagoas com as necessidades de cada  área na gestão pública. Vimos que a coordenação das bases comunitárias não conhecia o aplicativo e a empresa responsável pelo desenvolvimento do projeto não tinha tido a oportunidade de acesso a eles. O encontro de hoje com certeza vai gerar bons resultados a curto prazo”, afirmou Pablo Viana.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos