Sempma orienta sobre cuidados no período chuvoso

A Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) alerta para cuidados que devem ser tomados no período chuvoso. Lugares com encostas descampadas apresentam o maior risco de deslizamentos de terra, pois a proteção vegetal da região não está no local para absorver o volume de água que escorre pelo solo.

Além de ser proibido por Lei, construir casas em barreiras com inclinação superior a 45 graus aumenta o risco de deslizamentos.

Ação da Defesa Civil na Grota da Alegria.  Foto: Pei Fon Secom/Maceió

Ação da Defesa Civil na Grota da Alegria. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Para quem mora em área de risco, a Sempma alerta os moradores que, ao perceberem rachaduras no solo ou nas casas devido ao grande volume de água descendo pela encosta como o barro ou argila, acionem imediatamente a Coordenadoria de Defesa Civil de Maceió (Comdec), pelo 3315-1437, ou então o Corpo de Bombeiros Militar, no 193. É ncessário deixar o imóvel e procurar um lugar seguro para se abrigar enquanto não houver as recomendações dos órgãos competentes para o retorno às residências.

Árvores

As árvores normalmente são atribuídas pelas pessoas como um local seguro para ficar e se abrigar da chuva, mas esse não é o procedimento indicado. Queda de galhos, dependendo do tamanho e altura que eles se desprendem das árvores, sobre pessoas pode ocasionar lesões graves. Motoristas devem evitar estacionar seus veículos sob a copa pelo mesmo motivo. Em caso de tombamentos em áreas livres, vias e sobre casas, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros Militar. Caso seja em cima de fiação elétrica, a orientação é evitar ficar próximos aos fios e acionar a Eletrobras pelo telefone 0800 082 0196.

Não se deve procurar abrigo sob árvores, principalmente se elas estiverem isoladas ou em campos abertos. A madeira é condutora de eletricidade e se um raio atingir alguma delas, a corrente elétrica se dissipa e pode atingir quem estiver por perto.

Lixo

Um dos principais fatores causadores de enchentes nas cidades é o lixo. Papéis, embalagens e garrafas PET jogados na rua ou pelas janelas dos veículos, por exemplo, em tempos de estiagem entram nas galerias de águas pluviais e entopem os bueiros. Quando ocorrem fortes chuvas, esses locais obstruídos podem impedir que o volume de água seja filtrado com rapidez, provocando os alagamentos.

Para prevenir doenças nesse período as dicas são: andar sempre com sapatos fechados e com guarda-chuva, evitar pisar em poças de água, especialmente aquelas próximas a bueiros, e não transitar em locais com grande quantidade de lixo descartado de forma irregular.

Serviço:

Defesa Civil: 3315-1437

Corpo de Bombeiros Militar: 193

Eletrobras: 0800 082 0196

Fonte: Ascom Sempma

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos