Emissão de documentos é serviço mais procurado no dia de cooperar

Dia "C" foi realizado em Arapiraca
Dia “C” foi realizado em Arapiraca

Uma vida inteira dedicada a roça, plantando e colhendo macaxeira e fumo, mas somente aos 62 anos, José Luzia da Silva, agricultor da zona rural de Arapiraca, principal cidade do interior de Alagoas, 132 km da capital Maceió, teve a oportunidade de retirar pela primeira vez o documento de identidade. A chance ocorreu graças ao Dia de Cooperar, ou Dia C, uma iniciativa que ocorre em todo o país, organizada no Estado pelo Sistema OCB/AL – que é formado pelo Sindicado e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/AL) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/AL). 

José Luzia da Silva disse que trabalha desde os nove anos e nunca pôde estudar. “Não sei ler, nem assinar meu nome. Passei a vida trabalhando para dar de comer aos meus filhos. Era muito difícil sair da roça à cidade para fazer qualquer coisa. Mas este ano eu decidi que precisava dos documentos para me aposentar. Aí um vizinho me avisou que hoje ia ter essa ação e eu vim. Estou muito feliz porque faltava a identidade para pedir minha aposentadoria e agora não falta mais”.

A emissão de documentos foi um dos serviços gratuitos ofertados pelo Dia C em Alagoas. Voluntários de 32 cooperativas, de todas as regiões do Estado, se inscreveram para ajudar na ação de promoção social realizada em Arapiraca. Mas o Dia de Cooperar também foi promovido em outras cidades como Maceió e Delmiro Gouveia. Nesta, a população teve acesso a ações educacionais voltadas ao público infantil e juvenil, com contação de histórias, leitura de livros infantis e brincadeiras lúdicas.

Representação Nacional

A coordenadora nacional do Dia de Cooperar, Maria Eugênia Ruiz, esteve em Arapiraca para acompanhar de perto as ações de Alagoas.  “Esse é um momento único para o Estado. A participação das cooperativas é massiva e representa uma etapa importante de prestação de serviços e de cidadania, uma significativa contribuição para o maior movimento cooperativista do país”, disse.

Fonte: Divulgação

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos