Trabalho da Sala de Alerta da Semarh salva 20 famílias na região Norte de Alagoas

Avisos sobre o nivelamento do Rio Jacuípe foi encaminhado de forma imediata à Defesa Civil Estadual

Serviço de MeteorologistaAntecipação das informações foi fundamental para o salvamento de vidas.

Antecipação das informações foi fundamental para o salvamento de vidas.

A Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) tem papel fundamental no trabalho de prevenção. Os avisos hidrometeorológicos, que dizem respeito ao monitoramento de rios, foram encaminhados com antecedência à Defesa Civil Estadual, ainda na última quinta-feira (2).

“Na quinta-feira, foi emitido o primeiro aviso meteorológico com previsão de chuva forte para toda a faixa litorânea e Zona da Mata de Alagoas para sexta-feira [3] e sábado [4]. No decorrer desta chuva, no sábado pela manhã, encaminhamos mais um informe hidrometeorológico à Defesa Civil Estadual e ao Gabinete Civil sobre a possibilidade de transbordamento do Rio Jacuípe, na região Norte do estado, porque o nível da água estava se elevando muito rápido. Destacamos à Defesa Civil Estadual que seria importante enviar uma equipe para aquela região para retirar possíveis vítimas com o transbordamento do rio”, explica o meteorologista da Sala de Alerta, Vinícius Pinho.

Baseada nas informações preventivas repassadas pela Semarh, a Defesa Civil Estadual, em conjunto com o Exército e Corpo de Bombeiros, retiraram as famílias de suas residências em áreas de risco.

“A partir do momento em que houve a previsão de chuva mais forte, o comunicado foi imediato com os órgãos que atuam em campo. Durante todo o final de semana também mantivemos contato com a Defesa Civil Municipal”, complementa o meteorologista Bruno Castro.

A Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos atuou permanentemente durante o último final de semana com o monitoramento da intensidade das chuvas e do nível dos rios, principalmente o Jacuípe.

Robustecido com os informes meteorológicos e hidrometeorológicos, o coordenador da Defesa Civil Estadual, o major do Corpo de Bombeiros, Moisés Melo, colocou em prática o planejamento integrado com as demais secretarias de estado, bombeiros e Polícia Militar para realizar a retiradas das famílias que residiam próximas do leito do Rio Jacuípe.

“O trabalho realizado pela Sala de Alerta da Semarh é imprescindível colocar em práticas as nossas ações. O aviso emitido sobre o nível do Rio Jacuípe fez com que as equipes fossem até a região e retirasse de lá aproximadamente 20 famílias. Chegamos ao local antes mesmo que uma situação mais complicada estivesse estabelecida”, ressaltou o major Moisés Melo, destacando as ações integradas entre a Secretaria de Meio Ambiente e a Defesa Civil Estadual.

Pioneirismo

A Sala de Alerta de Alagoas foi a primeira do Brasil, firmada com uma parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA). A ANA considera como referência nacional o trabalho desempenhado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos no acompanhamento hidrometeorológico.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos