Com apenas 51% do estoque mínimo, Hemoal apela por doações de sangue

Carla CletoNesta terça-feira (07), das 8h às 16h, a Unidade Móvel do Hemoal vai realizar coleta de sangue em frente à sede da Justiça Federal de Alagoas

Nesta terça-feira (07), das 8h às 16h, a Unidade Móvel do Hemoal vai realizar coleta de sangue em frente à sede da Justiça Federal de Alagoas

Mesmo com o apelo realizado na semana passada, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) ainda permanece com o estoque de sangue crítico, já que possui apenas 51% da oferta necessária. Isso significa que, das 300 bolsas de sangue necessárias para esta segunda-feira (06), o Hemoal dispõe de 154, segundo números computados pelo Centro de Processamento de Dados (CPD) da unidade.

A situação crítica começou após o feriadão de São Pedro, ocorrido nos dias 27, 28 e 29 de junho, quando o estoque contava com 169 bolsas, o que correspondia a 56% do mínimo necessário. Na última semana, a demanda de doadores voluntários que compareceram aos postos de coleta do Hemoal, em Maceió, e aos do Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), não foi suficiente para suprir a carência, segundo a assistente social Maria das Graças Padilha.

“Além do período das férias, tivemos fortes chuvas nos últimos dias, o que contribuiu para reduzir o número de doações espontâneas. Por isso, voltamos a fazer um apelo à solidariedade dos alagoanos, porque o sangue é um remédio que salva vidas, mas não se fabrica artificialmente e não está disponível em farmácias”, salientou a assistente social do Hemoal.

Maria das Graças Padilha informou que, nesta terça-feira (07), das 8h às 16h, a Unidade Móvel do Hemoal vai realizar coleta de sangue em frente à sede da Justiça Federal de Alagoas. O órgão está situado na Avenida Menino Marcelo, no bairro Serraria, ao lado do conjunto José Tenório.

Quem pode Doar

Para se candidatar à doação de sangue, é necessário ter peso igual ou superior a 50 kg, idade entre 16 e 69 anos e portar um documento de identificação com foto. Para os menores de 18 anos, é imprescindível estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis.

Segundo o protocolo do Ministério da Saúde (MS), são impedidos de doar sangue aqueles que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas. No caso de gestantes e lactantes, é proibida a doação e, para repetir o ato solidário, os homens devem respeitar um prazo de dois meses e as mulheres ficam impedidas durante três meses.

Postos de Doação

Os voluntários podem realizar suas doações de sangue em três postos fixos do estado. Em Maceió, é possível doar sangue no Hemoal Trapiche, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e está localizado na Rua Dr. Jorge de Lima. Também é possível se candidatar à doação de sangue no Hemoal Farol, que funciona no Hospital do Açúcar, e atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h.

Já no interior do estado, as doações podem ser realizadas no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), situado na Rua Geraldo Barbosa, no bairro Centro. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Fonte: Hemoal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos