Já! Arapiraca proporciona praticidade na realização de serviços

Dona Terezinha Alice da Silva é uma das beneficiadas dos serviços da Central Já Arapiraca. (Foto: Julianne Leão)
Dona Terezinha Alice da Silva é uma das beneficiadas dos serviços da Central Já Arapiraca. (Foto: Julianne Leão)

“Agora, não preciso mais viajar para Maceió só para fazer a segunda via da minha identidade”. As palavras são de uma dona de casa, Terezinha Alice da Silva, 54 anos, moradora de Arapiraca; e o benefício estende-se a mais de 230 mil cidadãos arapiraquenses.

Com prestação de serviços de sete órgãos, o posto da Central de Atendimento ao Cidadão Já! do município de Arapiraca oferece um espaço de aproximadamente 450 m², e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na Rua João Ribeiro Lima, Centro.

Ofertando serviços da Secretaria de Estado da Defesa Social e Ressocialização (Sedres) e dos órgãos: Detran, Casal, Eletrobras, Procon, Espaço do Servidor e Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), a unidade Arapiraca atende não só aos cidadãos do município, mas a pelo menos 20 cidades da região do Agreste alagoano.

O Instituto de Identificação, da Secretaria de Defesa Social e Ressocialização, foi um dos órgãos mais procurados durante 2015. De janeiro a junho de 2015, foram registrados 36.650 atendimentos na unidade Arapiraca, dos quais 19.276 foram referentes a Sedres, que realiza emissão de primeira e segunda via de carteira de identidade.

“Na última pesquisa que fizemos, verificamos que 20 municípios foram atendidos em Arapiraca, durante cinco dias analisados. Arapiraca possui vários municípios circunvizinhos e toda a população das proximidades também acaba sendo beneficiada”, diz a diretora da Qualidade no Atendimento ao Cidadão, Cristina Guimarães.

“Sem contar que, muitas vezes, quando o cidadão vai utilizar um determinado serviço do Já!, aproveita para resolver pendências com outros órgãos da unidade. O serviço centralizado facilita a vida do cidadão como um todo”, destaca o superintendente de Atendimento ao Cidadão, Luciano Modesto.

Diferenciais nos serviços prestados são uma realidade na unidade Arapiraca. Um deles é o Espaço Servidor, que oferece o acompanhamento de processos, acesso ao Portal do Servidor para criação de senha de contracheque, Imposto de Renda e informações sobre empréstimos consignados, facilitando a vida do servidor público.

As Centrais de Atendimento ao Cidadão Já! são uma das prioridades da gestão de Renan Filho. “Estamos trabalhando, cada vez mais, na consolidação das unidades de atendimento,não só na capital, mas também no interior do Estado. Essas Centrais favorecem e facilitam a vida de todos os cidadãos alagoanos, oferecendo importantes serviços”, diz o secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Christian Teixeira.

Comerciantes também são beneficiados com o Já!

Além de prestar serviço à grande parte da população agrestina de Alagoas, o Já! Arapiraca interfere positivamente na vida de comerciantes. É o caso de dona Roseli, que vende lanches na proximidade da Central de Atendimento ao Cidadão.

“Depois que o Já! começou a funcionar no Centro de Arapiraca, muita gente de fora vem para a cidade para resolver suas pendências com os órgãos e acabam me procurando para tomar o seu cafezinho. Moradores de Batalha, Campo Alegre e Palmeira dos índios, por exemplo, estão sempre movimentando o Centro. A venda de lanches para essas pessoas dá uma ajuda importante na minha renda do mês”, disse a vendedora.

Centrais Já! em Maceió

Além do município de Arapiraca e os interiores de Penedo, Maribondo, Porto Calvo e São Miguel, a capital de Alagoas conta com três unidades de atendimento facilitado e centralizado.

Nos Shoppings Maceió, Pátio Maceió e Farol, os cidadãos maceioenses podem contar com os as Secretarias de Estado da Fazenda (Sefaz) e da Defesa Social e Ressocialização (Sedres),além dos serviços do Detran, Casal, Sine, Procon,  Eletrobras, Prefeitura, Espaço Servidor, Defensoria, Empreendedor e AL Previdência.

Fonte: Agência Alagoas

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