Semarh e IMA capacitam agricultores para aderir ao Cadastro Ambiental Rural

Evento reúne, durante três dias, secretários de Meio Ambiente e Agricultura, e produtores no município de Santana do Ipanema

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e o Instituto do Meio Ambiente (IMA) promovem, nesta quarta-feira (22), quinta-feira (23) e sexta-feira (24), um curso de capacitação, com informações teóricas e práticas, sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), um instrumento que auxilia no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais.

Durante os três dias de evento, representantes das secretarias de Meio Ambiente e da Agricultura de 28 municípios da região do Sertão vão se reunir na Câmara de Vereadores de Santana do Ipanema. Segundo o secretário-adjunto da Semarh, Edilson Ramos o planejamento desta reunião é multiplicar os informes sobre o Cadastro Ambiental Rural, orientando os agricultores sobre a vigência da legislação.

“Neste primeiro momento, os secretários municipais irão mobilizar dois servidores, que servirão como agentes multiplicadores para o Cadastro Ambiental Rural nas cidades. Durante o curso, iremos mostrar a parte teórica e prática do CAR. Os servidores indicados pelas respectivas secretarias irão sugerir mais dez agricultores que serão cadastrados durante o evento. Ou seja, ao fim da capacitação, teremos 280 agricultores imbuídos de informação para disseminá-las em suas comunidades”, explicou o secretário-adjunto.

Na sexta-feira, com a presença do secretário de Meio Ambiente, Alexandre Ayres, e do diretor-presidente do IMA, Gustavo Lopes, acontecerá um ato público para a entrega de certificados e protocolos aos agricultores, validando assim as suas inserções na plataforma do Cadastro Ambiental Rural.

Edilson Ramos ressalta ainda que outras reuniões foram realizadas no estado, no entanto, poucos cadastros foram efetivados. “Continuaremos com o trabalho informativo e assistencial para que os agricultores e produtores da região sertaneja não sintam-se prejudicados e tenham as suas áreas de produtividades devidamente em dia com a legislação ambiental”, assegurou o secretário-adjunto da Semarh.

O CAR
O Cadastro Ambiental Rural (CAR) consiste no levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL), remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública, com o objetivo de traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental.

Ferramenta importante para auxiliar no planejamento do imóvel rural e na recuperação de áreas degradadas, o CAR fomenta a formação de corredores ecológicos e a conservação dos demais recursos naturais, contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental, sendo atualmente utilizado pelos governos estaduais e federal.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos