Disco dos Racionais é presente da Prefeitura de São Paulo para o Papa

'Sobrevivendo no Inferno' tem trechos bíblicos; Haddad foi ao Vaticano. Ideia do presente foi de grupo de jovens da periferia.

Disco Sobrevivendo no Inferno, do Racionais MC's (Foto: Divulgação/Racionais MC's)
Disco Sobrevivendo no Inferno, do Racionais MC’s (Foto: Divulgação/Racionais MC’s)

O Disco “Sobrevivendo no Inferno”‘, dos Racionais MC’s, foi o presente escolhido pela Prefeitura de São Paulo para dar ao Papa Francisco. O prefeito Fernando Haddad participou de seminário no Vaticano nesta semana.

A ideia do presente foi repassada por um grupo de jovens da periferia ao coordenador de Políticas para Juventude, Cláudio Aparecido da Silva. A capa do LP “Sobrevivendo no Inferno” tem uma cruz e o Salmo 23, capítulo3: “Refrigere minha Alma e guia-me pelo caminho da Justiça”.

Músicas do disco como “Genesis” e “Capítulo 4, Versículo 3”, compostas por Mano Brown, têm trechos bíblicos. O álbum aborda questões relacionadas à desigualdade social, racismo, entre outros. Um dos maiores sucessos é “Diário de um Detento”, inspirado no diário de Jocenir, ex-detento do Presídio do Carandiru.

Haddad teve audiência com o Papa Francisco nesta terça-feira (21), mas não conseguiu entregar o disco. O secretário de Relações Internacionais da Prefeitura, Vicente Travas, que segue em seminário em Roma, deve deixar aos cuidados do Papa por meio do chanceler do Sacro Colégio.

Haddad, juntamente com chefes de administrações municipais vinculados à Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) entregou uma carta ao Papa em que diz que os governos locais, as Prefeituras, também devem colaborar para reverter a crise climática global e cita metas estabelecidas para desatrelar o desenvolvimento das cidades do aumento de emissões de gases de efeito estufa.

O texto menciona que as mudanças climáticas pioram a qualidade de vida, especialmente da população mais carente, e que, para superar a vulnerabilidade dos mais pobres, adota políticas públicas de inclusão social.

Os prefeitos ainda pedem que a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheça a importância dos governos locais na sustentabilidade do mundo e desenvolvimento humano.

Fernando Haddad foi convidado pelo Vaticano para um seminário com 15 prefeitos de todo o mundo e o governador da Califórnia no Vaticano nos dias 21 e 22 deste mês. O convite foi assinado pelo monsenhor Marcelo Sanches Sorondo, responsável pelo Sacro Colégio.

São Paulo possuía, até o ano passado, o programa de inspeção veicular ambiental, que contribuía para a redução da poluição do ar.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos