Jeal 2015: Quatro modalidades já têm campeões definidos

Agência AlagoasJeal

Jeal

Com disputas iniciadas no último sábado (25), os Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal) 2015 já têm campeões em quatro modalidades – ciclismo, badminton, judô e luta olímpica. A competição prossegue até o dia 2 de agosto com partidas espalhadas em diversos espaços da capital alagoano.

O coordenador dos Jogos, Emanuel Amaral, faz uma avaliação positiva desse primeiro final de semana de competições. Para ele, o nível técnico é superior a edições passadas do evento.

“As escolas competem de igual para igual e o número de participantes é superior a edições anteriores dos jogos: este ano, juntando as etapas regionais e estadual, tivemos quase 2.000 alunos a mais do que no ano passado. E a meta é ampliar ainda mais esta participação nos próximos anos”, adiantou.

Ciclismo

Num circuito de 1.600km, o ciclismo abriu os jogos, no estacionamento do Jaraguá, com três tipos de provas, na categoria juvenil – meta-volante; contra o relógio e de resistência. No feminino, destaque para a atleta Hyasmin Assiria Amorim Costa, campeã nas três provas, do colégio Intensivo Maceió, competindo diretamente com a sua irmã, Lawinya Assiria Amorim Costa, que estuda na mesma instituição. 

No masculino de ciclismo, domínio total dos atletas da Escola Educação Básica Santa Catarina, de Arapiraca, que revezaram os pódios: na meta-volante – 1º lugar Gustavo Bernardino de Oliveira, 2º Marcos Roberto de Lima Filho e 3º José Cristiano Moraes de Brito; na de resistência – 1º Edler Lira da Silva Filho, 2º Gustavo Bernardino de Oliveira e 3º Marcos Roberto de Lima Filho; na contra o relógio – 1º Edler Lira da Silva Filho, 2º Gustavo Bernardino de Oliveira e, completando o resultado, em 3º João Calixto Amorim, da escola Nossa senhora do Bom Conselho, também de Arapiraca.

Judô – As provas de Judô aconteceram no Colégio Marista, no Farol, também no último final de semana. Na categoria juvenil masculino, foram 37 classificados, sendo seis  atletas no super ligeiro, cinco no ligeiro, seis no meio leve, seis no leve , seis no meio médio, três no médio, dois no meio pesado e três no pesado.

A Escola Estadual Theonilo Gama, de Maceió, foi destaque na competição, alcançando o ouro nas categorias super ligeiro, com o atleta  Igor Santos; ligeiro, com José Ayrton Lima; meio leve, com João Victor Ferreira e médio, tendo como campeão o atleta Renglis Xavier, do Theonilo.

Os demais medalhistas de ouro da Escola Estadual Theonilo Gama foram Ricardo Santos Filho, do Ifal Satuba, na categoria leve; Bruno Cerqueira, do Colégio Intensivo, na categoria meio médio; Alfredo Santos, do Colégio Dinâmico, na categoria  meio pesado e Raí Santos, do colégio Santíssima Trindade, na categoria pesado.   

Já no feminino, 20 atletas foram classificadas. No super ligeiro, ouro para Fabrina Martins, do Colégio Fantástico; no ligeiro, 1º lugar para  Isabelly Nascimento, da Escola Theonilo Gama, enquanto a  vitória no meio leve foi para Gabrielly Menezes, da Escola Estadual Padre Jeferson de Carvalho (Arapiraca).

Na categoria leve, medalha de ouro para Ericka Silva, da Escola Estadual Nossa Senhora do Bom Conselho (Maceió); Yasmin Veras, do Colégio Madalena Sofia, ficou em 1º lugar no peso meio médio; Isabella Silva, da Escola Estadual Dom Constantino Luers, venceu a categoria médio, enquanto Vitória Larissa Silva, do Colégio Dinâmico, conquistou o  peso pesado.

Luta Olímpica e badminton–  As disputas da luta olímpica acontecerem no sábado 25, no Estádio Rei Pelé, no Trapiche. Na categoria Juvenil Leve feminino, até 49Kg, a campeã foi Marta Vitória, da Escola Estadual Campos Teixeira; na médio, até 60kg, o primeiro lugar ficou com Rayanne Domiciano, da Escola Estadual Quintela Cavalcante (Arapiraca),  atual campeã alagoana e vice brasileira.

Já na categoria pesado, até 70kg, Iasmim Conceição da Silva, também da escola Quintela Cavalcante, foi a vencedora. No masculino juvenil, o vencedor do peso Leve foi Lazaro Rodrigues, da Escola Estadual José Tavares (Arapiraca), enquanto no  médio, o ouro foi para Jeferson Fábio, da Escola estadual Campos Teixeira (Maceió) e  Deyvson Vinícius Silva, da escola Estadual Tiradentes  venceu a categoria pesado.

No dia seguinte, 32 atletas disputaram as provas de badminton, no domingo 26, no Sesc Poço, sendo nove no feminino infantil, e 23 no masculino infantil. Dividido em dois grupos, o primeiro lugar do feminino foi para Laura Letícia Amaral Barbosa, do CEC Coruripe, que venceu a disputa por 2×1 para Deborah Heloyse dos Santos Freitas, da mesma equipe. No masculino, o campeão foi Rafael Lucas, com 2×0 sobre José Rodrigues. Ambos alunos do colégio D’Lins.

Novas disputas– O voleibol prossegue no Sesc Poço; enquanto que o handebol terá a disputa de sua final na quarta-feira, dia 29, no Ginásio CDR, no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa). 

Nacional – Os vencedores do Jeal 2015 serão classificados para os Jogos Escolares da Juventude, os quais acontecerão em três cidades: Fortaleza receberá a etapa infantil, com atletas de 12 a 14 anos, no período de 3 a 12 de setembro, enquanto as cidades de Londrina e Maringá, no Paraná, sediarão a modalidade juvenil, de 15 a 17 anos, entre 11 e 21 de novembro.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos