Espécie rara de tamanduá é encontrada em Pernambuco

CPRH/ Divulgação1

Uma espécie rara de tamanduá, o tamanduaí (Cyclopes didactylus) ou “tamanduá anão” foi encontrada por moradores do entorno da Estação Ecológica de Caetés, em Paulista, Região Metropolitana do Recife (RMR). O animal adulto, aparentemente em bom estado de saúde, tinha as patas feridas, o que dificultava sua locomoção.

O animal foi localizado na sexta-feira passada e entregue a um analista ambiental da Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH). Depois de passar o final de semana internado para tratamento na Universidade Federal Rural de Pernambuco, o tamanduaí foi solto nesta segunda-feira, em uma área de mata atlântica.

De acordo com a  analista ambiental da CPRH, Ana Eduarda Falcão, o tamanduaí é a menor espécie de tamanduá existente. O nome tamanduaí é de origem indígena, que significa tamanduá pequeno. Também é conhecido como tamanduá-de-seda, devido a sua pelagem. O animal raro tem registros apenas na Amazônia e em áreas de Mata Atlântica dos estados de Pernambuco e Alagoas, possui hábitos noturnos e costuma viver solitário.  A fêmea tem apenas um filhote a cada gestação.

Fonte: Diário de Pernambuco

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos