BPTran registra 70 autuações por irregularidades no trânsito

BPTran/ALmotos2

Uma operação do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran/AL), realizada na manhã desta terça-feira, 28, resultou na apreensão de vários veículos e motocicletas na  Avenida Cachoeira do Meirim, no Complexo Benedito Bentes, na parte alta de Maceió.

A ação policial – que contou com a participação da SMTT, do BPTran e do 5º BPM – tem o objetivo de coibir as irregularidades no trânsito da capital alagoana.

Durante as três horas de operação, foram registradas 70 autuações por diversas irregulares de trânsito e 60 remoções de veículos aos pátios do DETRAN e da SMTT.

Películas 

A Polícia Militar de Alagoas informa que desenvolve suas atividades com base a legislação brasileira. No caso da fiscalização das películas automotivas as ações policiais se baseiam na Resolução nº 254, de 26 de outubro de 2007, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que estabelece os requisitos para a aplicação de inscrições, pictogramas e películas nas áreas envidraçadas dos veículos automotores.

De acordo com a publicação, a transmissão luminosa para o vidro do pára-brisa não poderá ser inferior a 75%, assim como a dos vidros laterais dianteiros 70% e a do vidro traseiro e vidros laterais traseiros 28%. As películas espelhadas, em qualquer transparência, são proibidas. Nos casos previstos, a autoridade policial pode solicitar a retirada da película sem o equipamento de aferição específico, o luxímetro.

Ainda segundo a resolução, a regra considera a necessidade de regulamentar o uso dos vidros de segurança e definir parâmetros que possibilitem atribuir deveres e responsabilidades aos fabricantes, além de aperfeiçoar e atualizar os requisitos de segurança para os veículos automotores nacionais e importados. A resolução nº 254 revoga as resoluções Contran nº 784/94 e 73/98.

Segundo o subcomandante do Batalhão de Trânsito, capitão Felipe Lins, a ausência de inscrição de percentual da transmissão luminosa (chancela) também é infração e cabe a retirada da película sem precisar do luxímetro.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos