OAB promove ações no interior e divulga a advogados Pacto pela Advocacia Criminal

Em Caravana por municípios alagoanos, membros da Ordem distribuíram urnas que serão usadas para conhecer problemas da classe

VISITA UNIAO 01A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas (OAB/AL), atuando na luta pela representação de classe e sempre em busca de melhorias para os advogados, vem percorrendo municípios alagoanos para levar conhecimento de ações importantes desenvolvidas pela instituição. Nas últimas semanas, quatro cidades foram visitadas por uma caravana que teve o principal objetivo de divulgar o Pacto pela Advocacia Criminal e a defesa das prerrogativas dos advogados.

Nesta terça-feira (28), a Caravana das Prerrogativas Criminais esteve em Murici e União dos Palmares, locais onde os representantes da OAB/AL conversaram com advogados explicando a importância da implantação do Pacto e mostrando o trabalho que vem sendo desenvolvido pela instituição tanto na capital como no interior. Fizeram parte da comitiva o presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas dos Advogados, Álvaro Torres, o vice-presidente da Comissão, Silvio Arruda; o presidente da Comissão do Advogado Criminalista e Relações Penitenciárias, Ricardo Moraes, e os membros Paulo Faria e Manoel Leite dos Passos, além do conselheiro estadual da OAB Alagoas, Rubens Marcelo.

A primeira parada da Caravana foi na cidade de Murici, localizada a 44 quilômetros da capital, na Zona da Mata de Alagoas. No Fórum do município, a Comissão das Prerrogativas instalou uma urna,que ficará à disposição na sala do advogado, para que denúncias possam ser feitas caso haja desrespeito em relação às prerrogativas dos advogados. As urnas estão sendo espalhadas por todo Estado e assim a OAB conseguirá uma abrangência maior na atuação da defesa daqueles que tiverem as prerrogativas desrespeitadas, aproximando ainda mais a classe da Ordem, que irá apurar caso a caso.

“A importância dessas urnas reside no fato de a OAB ser informada quando as prerrogativas dos advogados forem violadas. Os advogados informam e nós investigamos. Periodicamente essas urnas serão abertas, as denúncias recolhidas e apurado caso a caso. Não podemos deixar que os advogados tenham seus direitos violados”, afirmou o presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas dos Advogados, Álvaro Torres.

A juíza Luciana Raposo e o promotor Carlos Eduardo Baltar Malta receberam a Caravana e tiveram conhecimento do Pacto pela Advocacia Criminal, que será lançado oficialmente no próximo dia 07 de agosto. Durante a visita, o advogado Paulo Faria, que integra a Comissão do Advogado Criminalista e Relações Penitenciárias, fez questão de apresentar os ideais do Pacto e mostrar a luta que vem sendo travada pela instituição para garantir o respeito aos profissionais.

“O Pacto busca atender as necessidades e anseios dos advogados criminalistas, além de ampliar a participação deles na OAB Alagoas. A Ordem está dando voz, espaço e maior participação destes. Acima de tudo, seguiremos na luta para que os direitos do advogado em defender seus clientes sejam resguardados, assim como o direito de exercer sua profissão respeitados”, explicou Paulo Faria durante a visita em Murici.

A Caravana seguiu caminho até União dos Palmares onde foi recepcionada pelo atual presidente da Subsecção da OAB, Eriberto Lins Bezerra, que durante a visita, fez questão de ressaltar a importante atuação da gestão da Ordem e do papel que a instituição vem executando na rotina de cada advogado do interior.

“A OAB sempre procura atender os advogados e essa ação é oportuna porque há esse espaço para a classe denunciar e fazer suas reivindicações. Já o Pacto, considero um avanço e ele irá realmente deixar claro os direitos dos advogados, atendendo as reclamações que estão sendo atendidas pela gestão da Ordem”, colocou Eriberto Lins Bezerra, que recebeu das mãos de Álvaro Torres uma urna para que as denúncias e reclamações sejam depositadas.

Ainda durante a passagem por União dos Palmares, os membros da Caravana conversaram com a juíza Soraya Maranhão, da 1ª Vara Cível da Comarca de União; o juiz Yulli Roter Maia, da 2ª Vara Cível e administrador do fórum, e o Juiz Rafael Casado, juiz 3ª Vara Criminal de União. A sede do Tribunal Regional do Trabalho de União dos Palmares também foi visitada e o juiz titular da 2ª Vara do Trabalho, Luiz Sávio de Lima Gazzanéo, parabenizou a iniciativa exaltando ainda o trabalho da
gestão.

O saldo da viagem foi considerado positivo pelos membros da Caravana que puderam manter contato direto com outros
advogados e já ouvir algumas reivindicações. Para a advogada Magda Fernanda Lopes de Oliveira Andrade, essa é a gestão que vem se destacando pelo grande apoio dado aos advogados e pelas ideias que são apresentadas e colocadas em prática, o que tem melhorado, consequentemente, a atuação da classe em Alagoas. Apesar de algumas dificuldades ainda enfrentadas, a advogada é entusiasta e acredita que com a Ordem do lado de toda a classe todos os objetivos serão alcançados.

“Essa ação mostra como há um interesse da gestão de dar cada vez mais espaço para a troca de ideias, para que possamos
mostrar aquilo que acreditamos precisar de melhorias, onde podemos ser mais unidos. Esse é o caminho da democratização.
Antes havia uma grande distância entre os advogados do interior e os da capital, mas a gestão veio quebrar com essa
situação. Há valorização, há acolhimento. Hoje quando colocamos o pé na OAB sentimos algo diferente do que era há alguns
anos. Essa é a verdadeira renovação e temos certeza que esse trabalho será ainda mais aprimorado”, finalizou a advogada.

No último dia 23 de julho, a caravana visitou os Fóruns de Palmeira do Índios e Arapiraca.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos