Rio Novo: prefeito vistoria obras de residencial

Vale do Tocantins, Vale do Amazonas e Vale do São Francisco são os três condomínios compõem o Residencial Rio Novo, no bairro de mesmo nome. Cerca de 70% dos serviços já foram concluídos e até março de 2016, 900 famílias vão receber sua nova moradia. As obras foram vistoriadas, nesta quarta-feira (29), pelo prefeito Rui Palmeira e pelo secretário municipal de Habitação e Saneamento, Mac Lira.

Prefeito Rui Palmeira visita as obras do Residencial Rio Novo. Foto: Marco Antonio/ Secom Maceió

Prefeito Rui Palmeira visita as obras do Residencial Rio Novo.
Foto: Marco Antonio/ Secom Maceió

Orçada em R$ 54 milhões, com financiamento pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, o empreendimento é executado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Habitação Popular e Saneamento (SMHPS).

De acordo com o prefeito, o Residencial faz parte das mais de 10 mil unidades habitacionais contratadas pelo Município para a diminuição do déficit habitacional na capital. “Esse residencial vem para dinamizar o bairro de Rio Novo, que estava há muito tempo estagnado. Será um conjunto completo com todos os equipamentos necessários para a população viver bem como creche, escola, Centro de Referência de Assistência Social, Unidade de Saúde e área de lazer”, destacou.

Ainda sobre o empreendimento, Rui disse que a  mobilidade é um diferencial. “O residencial está em um local privilegiado, a poucos metros da estação do VLT, aproximadamente 500 metros. A localização permite a locomoção para o Centro da cidade rapidamente”, reforçou o gestor.

Obras do Residencial Rio Novo. Foto:Marco Antonio/ Secom Maceió

Obras do Residencial Rio Novo. Foto:Marco Antonio/ Secom Maceió

Segundo Mac Lira, para o Residencial Rio Novo, o Município vai disponibilizar inscrições para outros cidadãos, além dos que moram em áreas de risco. “A Prefeitura vai abrir vagas para contemplar outras famílias, a exemplo de comerciários que moram de aluguel e que, quando contemplados, terão moradia própria e de qualidade. Muitos trabalham no Centro e o residencial representará uma melhora significativa na qualidade de vida, isso por conta da facilidade de locomoção aos postos de trabalho e os equipamentos públicos presentes no residencial”, afirmou.

O secretário explicou que a população de baixa renda continua sendo encaminhada aos demais empreendimentos da Prefeitura. “Esse, especialmente, será destinado à população em geral. Cidadãos terão aqui a oportunidade de conquistar a casa própria  pagando uma prestação que não vai pesar tanto no orçamento. Em breve, o prefeito Rui Palmeira vai anunciar a abertura das inscrições para aqueles que, de fato, preenchem os requisitos que o programa requer. Tudo ficará muito claro para a população”, complementou Mac.

No residencial, os serviços de saneamento e drenagem já foram executados. Além das moradias, o Residencial Rio Novo levará uma Unidade Básica de Saúde (UBS), seis quadras esportivas, creche, escola de ensino fundamental e um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ao bairro. A obra também contempla serviços de paisagismo.

Prefeito Rui Palmeira visita as obras do Residencial Rio Novo. Foto:Marco Antonio/Secom Maceió

Prefeito Rui Palmeira visita as obras do Residencial Rio Novo.
Foto:Marco Antonio/Secom Maceió

O vereador por Maceió Dudu Ronalsa acompanhou o prefeito durante a vistoria e definiu o residencial como um divisor de águas na região. “Mais que moradias, a Prefeitura está trabalhando para promover cidadania aos moradores do Rio Novo, Fernão Velho e Goiabeira. Essa região nunca tinha sido tão beneficiada e eu agradeço ao prefeito pela atenção que tem dado a todos que residem por aqui”, destacou.

Redução do déficit habitacional

A redução do déficit habitacional na capital é uma das prioridades da Prefeitura de Maceió, que desde o início da gestão tem realizado investimentos para garantir aos maceioenses o direito à moradia digna e com boa estrutura. Do total de 10.032 residências populares que serão entregues à população pelo Município, 240 já foram inauguradas e outras 9.792 estão sendo construídas, com obras em estado avançado e previsão de entrega até o final do próximo ano.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base no Censo Demográfico, a estimativa é de a capital tem uma carência de 42 mil domicílios. No entanto, com a inauguração das 9792 residências populares, este número será reduzido em 23,88%.

“Estamos combatendo um déficit habitacional que a cidade de Maceió tem. Temos mais de 10 mil unidades em execução. Vamos entregar três mil do Residencial Parque dos Caetés, no Benedito Bentes, em dezembro deste ano. Ao lado, estamos seguindo com as obras do Residencial Morada do Planalto. Temos também um conjunto sendo construído no Cidade Universitária”, finalizou Rui Palmeira.

 

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos