Marechal Deodoro terá mais uma obra de esgotamento sanitário

Renan Filho já adiantou que vai lançar o Plano Estadual de Esgotamento Sanitário. (foto: Marcio Ferreira)
Renan Filho já adiantou que vai lançar o Plano Estadual de Esgotamento Sanitário. (foto: Marcio Ferreira)

Alagoas é um dos estados do país com menor cobertura de esgotamento sanitário. A capital, por exemplo, é atendida em menos de 40%. Por isso, o governo tem promovido uma série de obras nessa área. O governador Renan Filho assinou, nesta quarta-feira, 29, ordem de serviço para a implantação do sistema na parte urbana de Marechal Deodoro.

Os investimentos devem alcançar outros municípios. “Nos próximos dias, nós vamos lançar o Plano Estadual de Esgotamento Sanitário, com recursos privados, próprios e do governo federal, com valor superior a R$ 1 bilhão”, revelou o governador.

Renan Filho tratou ainda sobre outra obra em Marechal Deodoro, entregue recentemente. “Aqui, nós já inauguramos o saneamento do esgotamento sanitário do bairro do Francês. Esse foi um grande benefício para a hotelaria, o turismo, a comunidade residente, para o usuário da praia, para o alagoano”, declarou.

A obra no centro urbano de Marechal, orçada em R$ 15 milhões, interfere inclusive na despoluição da Lagoa Manguaba. “O sistema irá ajudar muito a Lagoa Manguaba. O tratamento de dejetos já está sendo importante para a praia do Francês. Agora, beneficiará a todos que tiram seu sustento da lagoa”, avaliou o prefeito do município, Cristiano Matheus.

As duas redes de Marechal Deodoro contaram com o investimento da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O Estado participa com a contrapartida. Na solenidade desta quarta, o superintendente da Funasa, Roosevelt Patriota, apresentou a perspectiva da fundação para a cidade.

“Vamos universalizar o sistema de água e de esgotamento do município de Marechal Deodoro. Teremos água e esgoto tratados para todos os cidadãos dessa cidade”, contou Roosevelt Patriota.

As obras de esgotamento sanitário são coordenadas pela Secretaria da Infraestrutura. A titular da pasta, Maria Aparecida Machado, revelou os destaques entre as ações.

“Esgotamento sanitário e abastecimento de água são prioridades do governo. Quando projetos na área de esgotamento sanitário são executados, melhoramos a vida da população”, observou a secretária.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos