Em um mês, regularização do Imposto sobre Doações gera R$ 5 milhões ao Estado

Um mês após iniciar a operação para regularização, pelos contribuintes, do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD), a Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) já calcula arrecadação de R$ 5.328.490,00 referentes ao recolhimento do imposto de doações financeiras realizadas desde 2010.

 George Santoro, secretário de Estado da Fazenda, explica que o valor arrecadado com a regularização do imposto será utilizado como parte do orçamento para a construção da linha expressa de esgotos, que ligará o sistema de saneamento da Praça Lions, na Pajuçara, até a Praça 13 de Maio, no Poço. A ordem para a execução do serviço foi assinada na última sexta-feira (24).

 Durante a primeira fase da operação, a Sefaz notificou mais de 6.000 contribuintes que devem regularizar o imposto, que consiste em alíquota de 4% sobre o valor doado e 2% sobre doações com grau de parentesco, até o dia 14 de agosto sem que seja necessário pagar acréscimo de juros e multa de mora.

 Assuntos pertinentes ao imposto podem ser tratados através do atendimento especial disponibilizado na unidade de Jacarecica, de segunda a sexta, das 8h às 14h.

 ITCD

O recolhimento do ITCD em Alagoas tem como base a Instrução Normativa SEF nº 14/2015, publicada após levantamento realizado em convênio de cooperação com a Receita Federal que identificou a irregularidade no imposto desde 2010. Nessa primeira fase, somente as doações realizadas em dinheiro recebem notificação.​

 

Fonte: Sefaz

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos