Festival de inverno com ações de educação ambiental no sertão alagoano

A equipe do IMA estará presente com trilhas e atividades educativas, a partir de amanhã, em Água Branca

Ascom IMAPedras montadas no alto do morro do Craunã

Pedras montadas no alto do morro do Craunã

Nesta sexta-feira (31) inicia mais um festival de inverno do município de Água Branca, na região do sertão de Alagoas, e segue até o domingo (02). A equipe do Instituto do Meio Ambiente (IMA) estará presente na realização de trilhas ecológicas e atividades de educação ambiental. A programação conta ainda com apresentações culturais, palestras, feira de artesanato, literária e de culinária.

A equipe da diretoria de Unidades de Conservação deve conduzir grupos, na sexta-feira e no sábado, na chamada trilha da Pedra Montada. Ela está localizada no Refúgio da Vida Silvestre dos Morros do Craunã e do Padre, uma área de proteção integral, com território totalmente inserido no município de Água Branca. Com área de 1.086,57 hectares, o local é um importante fragmento preservado do bioma Caatinga.

Segundo o geógrafo Alex Nazário, consultor do IMA, as turmas deverão ter número limitado de participantes para evitar depredações. “Sabemos que o local está gradativamente se regenerando, a mata está cada dia mais densa e mais expressiva, temos que manter o ambiente equilibrado”, comentou. Ao mesmo tempo haverá ainda a trilha da pedra do Vento, passando por uma comunidade quilombola.

No centro histórico do município, a equipe da diretoria de desenvolvimento e pesquisa montará tendas para realização de diversas atividades. Jogos ambientais para crianças e adolescentes, sabão produzido com óleo utilizado em frituras, caixas para separação de papéis que podem ser reciclados ou reaproveitados e informações sobre ações do IMA.  

Além da programação, o município deverá oferecer uma estrutura de alojamento para estudantes de universidade e faculdades, preço barato para café, almoço e jantar no mercado cultural, passeios educativos, feira de culinária regional com venda de tapioca, bolos típicos, cuscuz e outros alimentos que prometem esquentar os participantes.

Fonte: Ascom IMA

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos