Concessionária admite ter autorizado trem a passar por cima de corpo de ambulante

1A concessionária Supervia admitiu ter autorizado que um trem passasse por cima do corpo de um vendedor ambulante na Estação de Madureira, no Rio de Janeiro. O acidente aconteceu na última terça-feira (28), e foi registrado em vídeo.

Nas imagens, o corpo da vítima, identificada como Adílio Cabral dos Santos, 33 anos, estava sobre os trilhos quando um homem de roupa laranja, aparentando ser funcionário da Supervia, acena para o maquinista. O trem avança devagar, e passa por cima do corpo do ambulante.

Ainda não foi precisado se Adílio já estava morto antes de ser atropelado pelo trem. Em entrevista à TV Gobo, o irmão do ambulante se mostrou indignado com o caso. “Achei uma negligência, né? Muito negligente passar por cima de uma pessoa, mandar passar por cima do corpo de uma pessoa. Porque também, não era parente dele”, disse Élcio Santos.

A Supervia admitiu que, por conta do horário de pico, autorizou a passagem do trem mesmo com uma pessoa caída nos trilhos. Em um comunicado enviado à imprensa, a concessionária afirma que a composição tinha altura suficiente para não atingir a vítima caída no local, e que a autorização da passagem foi feita após essa constatação para evitar um problema maior com a retenção dos trens.

Os familiares de Adília serão ouvidos pela polícia ainda nesta sexta-feira (31). Os funcionários da Supervia também deverão prestar esclarecimentos sobre o caso durante a próxima semana. O enterro do ambulante ainda não teve a data definida, e o corpo dele está no Instituto Médico Legal (IML) do RJ.

Contradições sobre socorro

A empresa ainda afirma que acionou o Corpo de Bombeiros imediatamente, às 17h, para socorrer o ambulante. No entanto, a corporação carioca afirma que só foi chamada duas horas depois, por volta das 19h15, para uma ocorrência que não teria relação com a morte por atropelamento.

Somente durante o atendimento que a equipe dos Bombeiros foi informada da existência de um corpo na linha férrea pelos funcionários da Supervia. O governo afirmou que os responsáveis pelo caso serão punidos.

“Isso tudo será apurado pela agência independente, que já abriu uma investigação, e a nossa determinação é a punição rigorosa àqueles que causaram esse incidente, que é inaceitável, uma desumanidade, isso não pode ser tolerado”, disse o secretária estadual de Transportes, Carlos Roberto Osório, em entrevista ao G1.

O caso também está sendo investigado pela Polícia Civil e pela Agetransp, a agência reguladora do serviço de transporte na cidade.

Fonte: Correio24horas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos