Governador volta a cobrar pagamento por federalização da Ceal

Governador esteve em à Brasília recentemente e lembrou impasse considerado necessário para o investimento em Alagoas.

João Urtiga/Alagoas24horasRenan cobrar que recursos da antiga Ceal

Renan cobrar que recursos da antiga Ceal

O governador Renan Filho (PMDB) voltou a cobrar nesta sexta-feira (31), durante a entrega de novas motos para a base comunitária da Polícia Militar, no Jacintinho, o pagamento da venda da antiga Companhia Estadual de Alagoas (Ceal). Renan Filho ressaltou que esteve em Brasília e que voltou a fazer o questionamento.

De acordo com Renan, a Secretaria da Fazenda reuniu 17 antigos contratos sobre a venda da Ceal realizada em 1997. “O próprio governo admite e estamos discutindo qual é a forma de atualizar o recurso, qual é o valor, e como vamos fazer”, defende.

Uma das linhas adotadas pelo Governo Federal é ceder à iniciativa privada algumas companhias elétricas, entre elas a de Goiás e Piauí, que estão em andamento. “Mas aí eles têm que pagar o que devem ao Estado, pois Alagoas sempre foi penalizada nesse sentido. Eles compraram a companhia para botar os salários em dia, oito meses atrasados, enquanto outros estados venderam para fazer investimento em infraestrutura, enquanto isso, Alagoas vendeu, mas não recebeu e nem fez os investimentos. Isso torna a energia a mais cara do país e de pior qualidade”, diz Renan.

Alagoas abriu mão de gerenciar a antiga Ceal em troca de recursos para pagar salários atrasados dos servidores públicos, o que originou a criação em solo alagoano da Eletrobras Distribuição Alagoas. De lá para cá, a situação vem se agravando e a dívida também.

Ao todo, o Governo Federal estuda ainda a possibilidade de vender parcialmente ou na totalidade as ações também do Acre, Roraima, Amazonas e Rondônia.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos