Pesquisa aponta que 50% dos entrevistados pretendem comprar no Dia dos Pais

Alagoas24horasComércio de Maceió

Comércio de Maceió

A pesquisa de intenção de compras dos consumidores de Maceió, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), para o Dia dos Pais, aponta que 50% dos entrevistados afirmaram que vão presentear na data. O número de filhos com intenção de presentear este ano registrou queda, mas de apenas 1%. Em 2014, a intenção de compras correspondeu a 51% dos entrevistados. Em 2013, a intenção de compras foi de 52%. O Dia dos Pais é comemorado no segundo domingo de agosto.

De acordo com a pesquisa, 44% disseram que não irão presentear no Dia dos Pais e entre os motivos alegados estão: o entrevistado está mais cauteloso (20,2%); não tem a quem presentear (20,2%), está endividado (17,1%), está desempregado (11,9%), entre outros motivos. Em 2014, apenas 2,69% dos entrevistados afirmaram que não iriam presentear em decorrência do desemprego. A justificativa cautela no orçamento apresentada na pesquisa do ano passado também registrou um percentual bem menor (11,83%) em relação a este ano.

A principal forma de pagamento escolhida para quem vai presentear é o cartão de crédito/parcelado (34%), a vista/dinheiro (25%), cartão de crédito/rotativo (19%) e a vista/cartão de débito (15%). A maioria dos entrevistados deve gastar entre R$ 51 a R$ 100 (28,8%). Apenas 6,7% pretende gastar acima de R$ 400.

Vestuário (40,2%) será o item mais procurado, conforme a pesquisa do Instituto Fecomércio. Os produtos citados na pesquisa foram: calçados (12,4%); perfumes (10,8%), eletroeletrônicos (7,7%), entre outros.

Quanto ao local onde os consumidores pretendem comprar, a pesquisa aponta um equilíbrio entre as lojas dos shoppings (29,3%) e as lojas do Centro de Maceió (27,8%). Foram citados ainda supermercados (13,4%), lojas de rua/bairro/galeria (12,8%) e internet (10,8%).

A pesquisa revela ainda que para os consumidores o fator decisivo na escolha do presente é o preço (26,8%). Além das promoções (20,1%), variedade (9,7%), recepção dos vendedores (9,2%), qualidade dos produtos (8,2%). Já 12,8% afirmaram que já saem de casa sabendo o que comprar.

Quanto à comemoração, 63% dos entrevistados sinalizaram positivamente, sendo a maioria em casa (31,8%). Em seguida, na casa dos pais (27,3%), restaurantes (18,7%), entre outros.

PERFIL

O perfil dos entrevistados aponta que 56% são do sexo feminino e 44% do masculino. A maioria tem o Ensino Médio (40,2%) e renda entre 2 e 5 salários mínimos (47,7%). E a idade da maioria dos entrevistados foi entre 35 a 44 anos (32,2%) e entre 25 a 34 anos (29%).

A pesquisa do Instituto Fecomércio ouviu 385 pessoas, nos período de 20 a 24 de julho. Os questionários forma compostos por perguntas fechadas e aplicados pelo método de pesquisa direta. O nível de confiança da amostra foi de 95% e margem de erro de 5%.

Fonte: Fecomércio

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos