Termo regulamentará bugueiros que realizam passeios turísticos em Maragogi

Profissionais esclareceram suas dúvidas durante participação em seminário de Educação Ambiental.

Maragogi 360°bugueiros

Novas ideias e ações para requalificar a atuação dos bugueiros de Maragogi. Esse foi o objetivo do seminário realizado, nesta quinta-feira (31). A iniciativa foi da Coordenação de Educação Ambiental-COEDU/ICMBio, do Centro Mamíferos Aquáticos-CMA/ICMBio e da APA Costa dos Corais-APACC/ICMBio, com a participação direta das secretarias de Turismo e Meio Ambiente, além do apoio da Prefeitura de Maragogi.

Os impactos causados pela atividade na linha de costa da APA Costa dos Corais, como a compactação do solo, a degradação dos ninhos de tartarugas e aves, a supressão de restinga, a degradação dos recifes de coral e o molestamento do peixe-boi , foram alguns dos temas abordados durante as palestras que contou com a participação de 60 motoristas da Associação dos Bugueiros de Maragogi.

Segundo a Secretária de Meio Ambiente, Edjanete Cândido, os profissionais foram alertados sobre a conduta consciente durante os encontros com peixes-bois, de modo que as informações corretas sejam repassadas aos turistas. “A capacitação foi muito proveitosa, e neste domingo (02), com o apoio do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, que disponibilizará, através do fundo municipal, o custeio de dois ônibus para o transporte dos bugueiros terá continuidade com uma viagem de campo para a Ilha de Itamaracá em Pernambuco”, informou.

Presente na solenidade de abertura, o Prefeito Henrique Madeira usou da palavra e anunciou que os profissionais que trabalham com buggys, irão ter a profissão regulamentada através de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Segundo ele, a medida tem o objetivo de garantir segurança e conforto ao turista que procurar um serviço de passeio de buggy, “Com a regulamentação, essa importantíssima atividade turística, que acontece há mais de 20 anos no município, possibilitará capacitar os profissionais para realizar passeios com maior qualidade e segurança, prestando informações precisas aos turistas que se beneficiarem do serviço. Também iremos coibir qualquer tentativa de comercialização de alvarás”, salientou o gestor.

A programação segue nos dias 05, 06 e 12 de agosto, com oficinas, debates e palestras.

Fonte: Ascom Maragogi

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos