Republicanos dos EUA começam semana crucial de debates entre presidenciáveis

Reprodução(Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

WASHINGTON (Reuters) – Os candidatos republicanos à Presidência dos Estados Unidos vão testar nesta segunda-feira suas mensagens no Estado de New Hampshire, com exceção do líder nas pesquisas, Donald Trump, em uma semana crucial na campanha eleitoral de 2016, que será dominada pelo primeiro debate.

Catorze dos 17 candidatos devem se enfrentar num fórum na cidade de Manchester, um evento de duas horas no Saint Anselm College, no qual cada um deles receberá perguntas de um moderador com base em um sorteio.

A maioria dos principais candidatos no campo republicano vai participar, incluindo Jeb Bush, Scott Walker e Marco Rubio, mas não o líder Donald Trump, que declarou que não iria ao evento por estar indignado com um editorial publicado pelo Union Leader, o jornal de Manchester que é um dos patrocinadores do evento.

Outros que não planejam participar são o ex-governador de Arkansas Mike Huckabee e o ex-governador da Virgínia Jim Gilmore, que entrou na corrida na semana passada.

O evento será um meio de cada candidato ver como se sai em relação aos outros antes do primeiro debate republicano oficial da temporada de 2016, na quinta-feira noite, em Cleveland.

O primeiro debate tem criado controvérsia porque sob as regras estabelecidas pelo patrocinador, a Fox News, e apoiadas pelo Comitê Nacional Republicano, apenas os dez melhores candidatos com base em uma média de pesquisas nacionais recentes poderão subir ao palco do evento, às 21 horas. Os sete restantes vão se enfrentar no início do dia, às 17 horas, num momento em que poucos telespectadores estarão sintonizados na TV.

O evento já está produzindo faíscas no campo republicano. O senador Rand Paul, do Estado do Kentucky, que deverá ser um dos top 10, disse à CNN na sexta-feira que a ascensão da Trump ao topo das pesquisas refletiu uma “uma espécie de perda temporária de sanidade, mas em algum momento vamos voltar ao nosso bom senso e procurar alguém sério para liderar o país”.

Fonte: Reuters Brasil

Veja Mais

Irã envia dezenas de drones para atacar Israel

Autoridades israelenses consideravam que ataque iraniano era iminente depois que o governo do Irã prometeu responder ao bombardeio israelense na embaixada do Irã na Síria, que matou comandantes da Guarda Revolucionária.

Deixe um comentário

Vídeos