Arquidiocese recebe imagem jubilar da Padroeira do Brasil, no próximo domingo

A Arquidiocese de Maceió vai receber no próximo domingo, 09 de agosto, a imagem jubilar de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.

nossa_senhora_aparecidaEsta peregrinação faz parte das comemorações que preparam o Jubileu “300 anos de bênçãos”, idealizado pelo Santuário Nacional de Aparecida, que acontecerá em 12 de outubro de 2017, por ocasião dos 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora no Rio Paraíba, no estado de São Paulo. Durante este triênio estão sendo enviadas imagens peregrinas – réplicas da original – a todas as arqui(dioceses) do país, de modo que todos os devotos de Nossa Senhora se preparem com vivo ardor para este histórico momento.

No sábado, dia 08 de agosto, às 18h, monsenhor José Augusto, representando o arcebispo dom Antônio Muniz Fernandes, receberá a imagem durante uma Missa na Basílica de Nossa Senhora Aparecida. Esta Missa será televisionada para todo o Brasil pela TV Aparecida, HD 24.1, canal aberto em Maceió.

Já no domingo, 09 de agosto, será o dia da acolhida da imagem jubilar. O voo que trará a imagem está programado para chegar em Maceió por volta das 13h no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares.

As paróquias que ficam próximas ao aeroporto estão preparando esta recepção, que acontecerá a partir do aeroporto. No saguão se fará presente o arcebispo metropolitano e o Clero, juntamente com uma banda de música que vai entoar hinos a Nossa Senhora Aparecida. Do aeroporto até o viaduto a imagem será conduzida por motociclistas e ciclistas. Chegando ao viaduto haverá uma queima de fogos e ali terá início uma carreata, com parada na entrada de Rio Largo e na Igreja Nossa Senhora Aparecida, no Conjunto Inocoop. Em seguida, a carreata irá até a Catedral Metropolitana, ao som de um trio elétrico.

Chegando à Catedral acontecerá uma cerimônia de acolhida e entronização da imagem e às 18h ela será conduzida para o show do padre Fábio de Melo, no antigo Papódromo, cuja renda do show vai ser para a construção do Santuário da Divina Misericórdia.

Nos primeiros dias e durante a Festa de Nossa Senhora dos Prazeres a imagem ficará exposta na Catedral e sairá também na solene procissão do dia 27 de agosto que terá como destino o Estacionamento de Jaraguá, a fim de homenagear a Paróquia Nossa Senhora Mãe do Povo que celebrou em junho 150 anos. No término da procissão, às 18h15, haverá uma Missa, com transmissão da TV Aparecida (HD 24.1) para todo o Brasil. Nesta Missa, assim como está acontecendo em todas as capitais, será abençoada uma porção de terra que vai compor uma coroa especial para a imagem de Nossa Senhora Aparecida por ocasião dos 300 anos de sua aparição.

Para interagir e acompanhar a passagem da imagem pela Arquidiocese, a Pastoral da Comunicação criou a hashtag #PadroeiraDoBrasilNaArqMaceió e em sintonia o Santuário Nacional #Aparecida300anos. Assim, as pessoas que tirarem fotos com a imagem e postar nas redes sociais devem publicar com essas duas hashtag.

A imagem jubilar da Padroeira do Brasil ficará um ano na Arquidiocese, percorrendo todas as paróquias e áreas pastorais.

História do encontro da Imagem

No ano de 1717, três pescadores, levados por necessidades históricas e econômicas, saíram a pescar, numa época escassa de peixes. Por ação misteriosa de Deus, chegando ao “Porto de Itaguassu”, a primeira coisa que caiu em suas redes foi o corpo de uma imagem quebrada, na altura do pescoço. Num segundo lance de rede, pescaram a cabeça da mesma imagem. Juntando as duas partes viu-se que se tratava da Senhora da Conceição. Depois do encontro da Imagem, a pesca de peixes foi abundante e os pescadores intuíram a presença e ação de Deus naquele singular evento.

Por assim ter aparecido, o povo chamou-a de “Aparecida”, nome consagrado pela devoção popular, chegando a ser proclamada Rainha em 1904, e Padroeira do Brasil em 1930.

Fonte: Arquidiocese de Maceió

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário

Vídeos