Estudantes ocupam reitoria da Ufal contra atraso no pagamento de bolsas

Reprodução/FacebookEstudantes ocuparam gabinete do reitor

Estudantes ocuparam gabinete do reitor

Bolsistas da Universidade Federal de Alagoas ocuparam, na tarde desta quinta-feira, 13, o gabinete do reitor, Eurico Lôbo, no campus A.C. Simões, em Maceió. Os estudantes reivindicam o cumprimento das pautas acerca da assistência estudantil na universidade, que foi prometido.

Em carta aberta à sociedade, os estudantes ligados ao Comando Local Unificado dos Bolsistas da Ufal, informam que estão, desde o início do ano, com o pagamento das bolsas atrasadas, fator que prejudica de sobremaneira quem depende dos recursos para se manter na universidade. “Na realidade, os atrasos já existiam em algumas bolsas, mas nos últimos três meses a situação tem se agravado: vários estudantes não recebem desde o mês de maio e os direitos conquistados pelo Decreto N° 7.234 de 19 de Julho de 2010 por intermédio do PNAES (Programa Nacional de Assistência Estudantil) estão sendo negligenciados pela atual gestão”, diz um trecho da carta.

Os atrasos no pagamento de diversas bolsas e auxílios, somado a não abertura do edital da Assistência Estudantil (Bolsa Pró-graduando, Residência e Restaurante Universitário) têm deixado muitos estudantes desassistidos. “Muitos universitários que vêm de outras localidades para estudar aqui dependem de forma integral das bolsas e auxílios oferecidos pela UFAL. Ressaltamos assim, que o estudante que recebe bolsa Monitoria, BDAI, PIBID, PIBIC e tantos outros nomes que a bolsa pode ter, necessita dela para permanecer na universidade”, reiteram no manifesto.

Os estudantes garantem manter a ocupação no local até que o reitor recebe os estudantes e apresente propostas para as seguintes reivindicações:

1- Pagamento imediato de todas as folhas complementares em aberto;
2- Prioridade no pagamento de todas as modalidades de bolsas existentes na universidade;
3- Acesso gratuito ao restaurante universitário (R.U. para toda comunidade acadêmica);
4- Transparência no processo de pagamento das bolsas;
5- Pagamento no 5° dia útil, conforme determinado na “cartilha do bolsista”;
6- Não Extinção do programa PIBID;
7- Fim da contrapartida em trabalho administrativo na bolsa pró-graduando.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos