TRT/AL homenageará 23 personalidades com a Comenda da Ordem do Mérito

Magistrados, políticos, advogados, servidores e profissionais liberais estão entre os agraciados

DivulgaçãoComenda 2015

O Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL) aprovou, em sessão ordinária realizada na última quarta-feira (12.8), a lista das 23 personalidades que serão homenageadas com a Comenda da Ordem do Mérito Ministro  Silvério Fernandes de Araújo Jorge. A cerimônia será realizada no dia 9 de outubro, às 17h, na sala de sessões do Fórum Pontes de Miranda, sede do TRT/AL.

A Comenda é entregue a cada dois anos pelo Tribunal, com a finalidade de agraciar juristas e personalidades nacionais e estrangeiras que tenham se destacado por suas atividades em prol da Justiça do Trabalho, bem como servidores públicos por méritos funcionais.

Serão agraciados com as insígnias no Grau Grã-Cruz o governador de Alagoas, Renan Filho; os ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Maria Cristina Peduzzi e Renato de Lacerda Paiva; o deputado federal Givaldo Carimbão; os desembargadores Maria Doralice Novaes (2ª Região), Lorival Ferreira dos Santos (15ª Região), Luiz Cosmo da Silva Junior (16ª Região); o médico veterinário Paulo César Vasco de Albuquerque Peixoto e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), Thiago Bonfim.

Também serão condecorados no Grau Mérito Ouro, o advogado e professor Adrualdo de Lima Catão; os juízes do Trabalho da 19ª Região Claudevânia Pereira Martins e Gustavo Tenório Cavalcante; o procurador-chefe da Advocacia-Geral da União em Alagoas, Paulo Cotti; o advogado João Tenório Cavalcante; a integrante da ONG Grupo Pata Amada, Monique Taciane Oliveira; e a coordenadora de Gestão de pessoas do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), Rosa Amélia de Sousa Casado.

O Regional também agraciará personalidades no Grau Mérito Prata. Entre elas, o major do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal Esmael Teixeira da Silva; a servidora do TRT/AL Ivanilda Menezes Vasconcelos Vieira; a coordenadora-geral do FETIPAT/AL e secretária adjunta de Estado da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social em Alagoas (Seades), Marluce Pereira da Silva; os servidores do TRT/AL Paulo de Tarso Lemos Santana e Sandra Wanderley Perciano Malta; a prestadora de serviços do TRT/AL Rosineide da Silva Lima; a religiosa da Congregação das Damas da Instrução Cristã e Diretora do Colégio Santa Madalena Sofia, Sandra Maria Alencar.

Comenda – A Comenda da Ordem do Mérito Ministro Silvério Fernandes de Araújo Jorge foi criada no dia 02 de junho de 1993, ano do centenário de morte do homenageado. O TRT/AL decidiu homenagear o ministro por conta de sua brilhante trajetória profissional e relevantes serviços prestados à magistratura.

Silvério Fernandes nasceu em Maceió no dia 17 de julho de 1817. Bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Academia Jurídica de São Paulo. Foi nomeado promotor público de Maceió, exercendo a função até 1845. Foi juiz municipal e de órfãos nas cidades de Penedo, Traipu e Maceió entre 1848 e 1850. Em julho de 1968, foi nomeado 1º vice-presidente da Província das Alagoas, assumindo a presidência no dia 27 de julho de mesmo ano. Em junho de 1872, foi nomeado desembargador do Tribunal de Relação do Maranhão. Foi nomeado ministro do então Supremo Tribunal de Justiça no dia 23 de fevereiro de 1887.

Fonte: Luiza Barreiros/Ascom TRT-AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos