Parkinson é tema de palestra no Envelhecimento Ativo desta segunda (17)

AssessoriaEnvelhecimento ativo

Envelhecimento ativo

O Grupo de Envelhecimento Ativo da Santa Casa de Maceió (Geasc) discute nesta segunda (17/04), às 14 horas, um tema que mobiliza geriatras, neurologistas, fisioterapeutas e profissionais que lidam com idosos: a doença de Parkinson. A convidada desta semana para tratar do tema é a fisioterapeuta Cristiane Muritiba da Fonseca.

O Grupo de Envelhecimento Ativo reúne pessoas de qualquer faixa etária que tenham interesse em viver com qualidade de vida ou preparar-se para a fase da vida após os 60 anos. O projeto é coordenado pelo professor Geraldo Liberal e inspirado pela geriatra Helen Arruda com o apoio de profissionais de diversas áreas e setores da instituição. Os encontros ocorrem sempre às segundas no Centro de Estudos Professor Lourival de Melo Mota.

Parkinson

No ano de 1817, um médico inglês chamado James Parkinson, membro do Colégio Real de Cirurgiões, publicou sua principal obra: um ensaio sobre a paralisia agitante, no qual descreveu os principais sintomas de uma doença que, futuramente, viria a ser chamada pelo seu nome.

A doença de Parkinson é uma doença degenerativa do sistema nervoso central, crônica e progressiva. É causada por uma diminuição intensa da produção de dopamina, que é um neurotransmissor (substância química que ajuda na transmissão de mensagens entre as células nervosas).

A dopamina ajuda na realização dos movimentos voluntários do corpo de forma automática, ou seja, não precisamos pensar em cada movimento que nossos músculos realizam, graças à presença dessa substância em nossos cérebros. Na falta dela, particularmente numa pequena região encefálica chamada substância negra, o controle motor do indivíduo é perdido, ocasionando sinais e sintomas característicos como tremores; lentidão e diminuição dos movimentos voluntários; rigidez (enrijecimento dos músculos, principalmente no nível das articulações); e instabilidade postural (dificuldades relacionadas ao equilíbrio, com quedas freqüentes).

Fonte: Ascom Santa Casa

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos