VII Café Tecnológico da UFAL debate apoio da Desenvolve a empresas incubadas

Ascom/Desenvolvedesenvolve

Na manhã desta segunda-feira, 17, diretores da Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve) participaram da sétima edição do Café Tecnológico das Incubadoras de Empresas da Ufal, no auditório do Centro de Integração Comunitário (CIC), no Campus A.C. Simões.

Assim como nas outras edições, o encontro teve como objetivo ressaltar a troca de experiências entre a equipe das incubadoras, seus parceiros e as empresas incubadas. Como parceira no projeto, a Desenvolve foi apresentada oficialmente na ocasião, com rápida demonstração de suas linhas de crédito e de que forma ela pode favorecer as empresas incubadas a deslancharem.

O evento foi promovido pela Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) através da Organização de Programas Especiais e contou com a participação da professora Silvia Uchôa, coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), do presidente da Desenvolve, Antonio Pinaud, e do diretor de Desenvolvimento e Projetos, Fábio Leão.

“Nesse evento que acontece há sete anos, a gente procura sempre apresentar o que foi feito pelas empresas incubadas da Ufal,” ressalta Silvia Uchôa que ainda frisou a destacada participação da Desenvolve nesse processo, ajudando no processo de desenvolvimento e fortalecimento das iniciativas englobadas pelo projeto.

Durante a reunião, Antonio Pinaud apresentou a forma de atuação da Agência e fez um balanço a cerca do que os recursos da empresa já foram capazes de promover social e economicamente no Estado. “A criação do próprio negócio, na maioria das vezes, se configura como a materialização de um sonho, mas o que preocupa é que diversas pessoas dão início ao empreendimento sem nenhum tipo de preparo e informação. É nesse ínterim que entra a Desenvolve, ajudando com apoio financeiro e também de estruturação. Isso é decisivo para a manutenção e a sustentabilidade da empresa”, lembrou Pinaud.

Na Ufal

A Incubadora de Empresas de Alagoas, INCUBAL, criada em 9 de novembro de 1999, foi fruto da parceria de 11 instituições importantes no Sistema Local de Inovação. Situada no campus da Universidade Federal de Alagoas, a Incubadora oferece apoio para o desenvolvimento de empresas tecnologicamente inovadoras, preferencialmente dentro das áreas de atuação da universidade.

O que é uma incubadora de empresas?

É um mecanismo cujo objetivo é apoiar empreendedores, proporcionando condições favoráveis para o funcionamento das empresas disponibilizando de serviços especializados de consultoria gerencial, orientação, espaço físico e infraestrutura básica para seu funcionamento. A incubadora desempenha um papel importante no desenvolvimento da cultura empreendedora de uma localidade, é um ambiente criado para desenvolvimento de negócios vindos do ambiente da pesquisa.

 

Fonte: Ascom/Desenvolve

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos