Agosto da Cultura Popular acontece sábado (29)

Atividade reúne apresentações artísticas, debate e bazar cultural

A sexta edição do Agosto da Cultura Popular acontecerá dia 29, no bairro do Vergel, a partir das 14h. A festa reúne grupos de música e dança popular em diferentes estilos, celebrando a diversidade artística e afirmando a imagem da região lagunar e de outros bairros periféricos como produtora de bens simbólicos. Organizado pela Articulação da Cultura Popular e Afro-Alagoana, o evento contará este ano com a parceria do Movimento Cultural Alagoano (MovA), realizando também uma roda de conversas e um bazar cultural.

O evento homenageia o inesquecível Juvenal Leonardo, o Mestre Juvenal, fundador  do guerreiro “Vencedor Alagoano”, no Vergel do Lago. 

A programação tem início às 14h, na sede do Núcleo Cultural da Zona Sul, com a roda de debate “A cultura popular em questão: produção, fomento e difusão”. A mesa contará com a participação de Bruno César Cavalcanti, professor e pesquisador de Antropologia (Ufal),  Elder Maia, professor de Ciências Sociais (Ufal), Ivan Barsand, representante da Associação de Folguedos de Alagoas – Asfopal e Juliana Michaello, professora de arquitetura da Ufal e coordenadora do mapeamento do patrimônio cultural imaterial de Alagoas. O antropólogo Edson Bezerra também participará das discussões, lançando questões provocadoras à mesa.

O MovA Cultura tem como proposta reunir pessoas de diferentes áreas na reflexão de caminhos que conduzam à conquista plena de seus direitos culturais. Nesta segunda edição, um dos objetivos do debate é levantar questões sobre a situação atual da cultura popular e buscar caminhos para superação dos principais entraves do segmento.

Após o debate, às 16h, acontecem as atividades artísticas centrais da festa. A programação inclui: ‘aulão” e roda de capoeira (Morcego/Abadá Capoeira), apresentação da Banda Fanfarra (Escola Júlio Alto) e do Boi Águia (Bumba meu boi), Bateria da Escola de Samba Girassol; Coletivo AfroCaeté (part. Fagner Dubrown); Tequila Bomb; Banda Afro Afoxé (part. Afro Zumbi); Afoxé Ofaomin; Rogério Dyas e a Trincheira e Maculelê (Mestre Besourão/Escola de Capoeiragem). Os skatistas da federação alagoana de skate também vão fazer parte do circuito cultural.

Paralelo às apresentações artísticas, haverá um Bazar cultural, articulado pelo MovA, garantindo espaço para as trocas simbólicas entre artistas e a exposição ao público de obras em diferentes linguagens. Já estão confirmadas as participações de Magrela- roupas e acessórios alternativos, Atelier Arte e Cultura, Confraria Nós Poetas, cordelista Jorge Calheiros, Quintal Cultural e Coletivo AfroCaeté, com seus artigos personalizados, além de outros mestres e artesãos. É prevista também uma exposição de livros com temas da cultura popular.

Sobre os organizadores desta edição

A Articulação da Cultura Popular e Afro-Alagoana é uma mobilização colaborativa, formada por diversos grupos culturais e membros da sociedade que valorizam, divulgam e ajudam a fortalecer a história e a cultura do Estado. O objetivo do trabalho da Articulação é o fomento de valores da cultura popular e afro alagoana como alternativa para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Já o Movimento Cultural Alagoano (MovA) vem trabalhando para defender as políticas públicas de cultura, em sintonia com os princípios da participação social e transparência. A proposta do movimento é garantir que as conquistas do setor sejam asseguradas por lei e contemplem a diversidade cultural, os interesses da coletividade, a promoção da igualdade racial e de gênero e o incentivo à participação popular no processo de criação cultural.

Serviço

Agosto da Cultura Popular

 

Quando: 29 de agosto, sábado

Horário: a partir das 14h

Local: O debate será realizado no Núcleo Cultural da Zona Sul, na Rua Cabo Reis, n. 200, Vergel (vizinho ao Unicompra). Já as atividades culturais acontecem na Praça Santa Tereza, que fica próximo ao Núcleo.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos