“Línguas sujas’ devem ser resolvidas até o verão”, diz Palmeira após anunciar parceria

Operação realizada em parceria coma Braskem terá início em setembro e pretende limpar oito pontos da orla de Maceió.

João Urtiga/Alagoas24horasRui Palmeira anuncia parceria para limpeza de línguas sujas

Rui Palmeira anuncia parceria para limpeza de línguas sujas

Como parte do Plano Municipal de Saneamento Básico, o prefeito Rui Palmeira (PSDB) anunciou na manhã desta segunda-feira (24) uma ação que será realizada em parceria com a Braskem para fazer a limpeza de oito pontos das conhecidas “línguas sujas”, localizadas entre as praias de Jatiúca, Pajuçara e Ponta Verde.

Previsto para entrar em operação em setembro, a limpeza do esgoto jogado no mar será feita por uma bomba construída pela Braskem. “Uma parte do equipamento será dado pela Braskem que fabrica essa matéria prima da tubulação. Nossa meta é que no próximo verão ela já esteja em pleno funcionamento”, garante Palmeira.

Durante o período da alta temporada do turismo em Maceió, as línguas sujas – manchas na areia da praia causadas pelo esgoto – se tornam o principal vilão do desavisado turista que visita a cidade. Os relatórios do Instituto do Meio Ambiente (IMA) atestam essa realidade constantemente.

Principal motivo de queixas entre eles, já que o estado investe na imagem de “paraíso das águas”, a poluição já foi alvo de polêmicas nas redes sociais protagonizadas pelo ator global Bruno Gissoni, em janeiro de 2014, após o mesmo postar uma foto de uma das línguas sujas.

De lá para cá, o trecho poluído que fica entre as praias de Pajuçara e Jatiúca vem sendo alvo de constante fiscalização. A prefeitura quer com isso eliminar o problema, além de reduzir em até 50% a poluição do Riacho Salgadinho. Ainda segundo Palmeira, quem for pego cometendo a infração ambiental deverá ser autuado.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos