Rui Palmeira garante apoio à mobilização de prefeitos na AMA

Prefeito Rui Na AMA

O prefeito Rui Palmeira participou, nesta segunda-feira (24), de uma reunião com gestores na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). Em pauta, a situação de crise vivenciada pelas cidades brasileiras em decorrência de cortes e da redução no repasse de recursos do Governo Federal para o custeio de serviços essenciais à população.

Durante o encontro, que contou com a participação de diversos prefeitos alagoanos, Rui Palmeira expôs as dificuldades da Prefeitura de Maceió e reiterou apoio à mobilização proposta pela AMA para reverter a situação. Ao compor a mesa de debate, o prefeito também falou sobre os impactos da redução do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

“As prefeituras alagoanas estão unidas para mostrar à população as dificuldades que os municípios estão passando, uma situação gerada pelo Governo Federal ao não cumprir determinados compromissos. Os municípios não receberam a parcela extra do FPM como havia sido garantido. Recebemos apenas metade do valor, fato que agravou a crise financeira. Esta é uma mobilização importante e Maceió, sem dúvida nenhuma, estará presente em prol dos municípios alagoanos”, disse o prefeito.

Rui Palmeira explicou que o FPM representa praticamente 40% da receita de Maceió. Em agosto, se comparando ao mesmo período do ano passado, o repasse deste recurso caiu mais de 20%. “Isso é muito, já que os custos estão aumentando e o dinheiro vem menor. Os municípios estão com dificuldades de manter serviços básicos e continuar com a folha de pagamento em dia. É uma conta que não fecha e, por isso, precisamos de uma ação em conjunto para verter essa situação o mais rápido possível”, colocou.

Prefeito Rui Na AMA

Além da redução do FPM, o prefeito de Maceió também apontou outra dificuldade dos gestores em relação às contas dos municípios. “O Governo Federal tem a sua própria pauta bomba em relação aos municípios, como, por exemplo, o aumento salarial de algumas categorias de servidores. O reajuste é concedido, mas não o Governo não manda dinheiro e temos que arcar com recursos próprios que já estão escassos”, completou Rui Palmeira.

Prefeito Rui Na AMA

Presidente da AMA, o prefeito de Jequiá da Praia, Marcelo Beltrão, destacou a importância da mobilização. O objetivo, segundo ele, é unir os gestores alagoanos para que sejam definidas estratégias para o movimento conjunto de esclarecimento da população sobre as dificuldades dos municípios.

“As despesas estão se avolumando e a receita caindo. Isso é muito preocupante. Os municípios são os entes federados que atuam diretamente com a população e são os responsáveis pelos serviços básicos e prioritários, como a saúde e a educação. Com esse crescimento das despesas e a receita caindo, fica muito difícil de fazer frente à demanda de toda a população. É muito importante que todos os prefeitos estejam unidos e informem a sociedade do que vem acontecendo, para possam lutar junto conosco por um pacto federativo mais justo para os municípios”, afirmou.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos