Hemoal promove coleta de sangue em Rio Largo

Doar sangue é um ato de solidariedade que salva vidas. É um procedimento rápido, fácil e seguro e cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. Para reforçar o estoque de sangue, a unidade móvel do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realizará coleta nesta sexta-feira (28), em Rio Largo. A ação irá acontecer das 8h às 16h, no Centro da cidade, em frente ao Banco do Brasil.

“Temos que pensar que aquele sangue coletado pode vir a ser usado até mesmo por uma pessoa da família de que quem se dispôs a doar”, explica o socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Dênis André do Carmo, que também é morador de Rio Largo. 

Segundo ele, a iniciativa visa estimular as doações de sangue, porque em uma década de trabalho, Dênis do Samu, como é conhecido na cidade, testemunha diariamente a necessidade de sangue para às vítimas socorridas pelo Samu Maceió e na Região Metropolitana.   

Critérios para Doação de Sangue 

Há critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue, que são determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde, e visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue.

Para doar sangue é preciso ter entre 16 a 68 anos; peso acima de 50 kg, estar bem alimentado, ter dormido pelo menos seis horas nas 24h que antecedem a doação, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 24h que antecedem a doação de sangue, não estar grávida, não estar amamentando. Se homem, não pode ter doado há menos de 60 dias; se mulher, não pode ter doado há menos de 90 dias; ter passado pelo menos três meses de parto ou aborto. 

 

É necessário levar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação). Alguns tipos de vacina, como hepatite B, limitam a doação de sangue por um período de até 48 horas. Já a vacina da influenza (gripe) impede a doação por quatro semanas. Recomenda-se, portanto, que o doador leve a carteira de vacinação no dia da doação.

As bolsas de sangue do Hemoal são destinadas aos pacientes que passaram por cirurgias e sofreram acidentes (trânsito, por armas, hemorragias agudas, etc), e também com doenças oncológicas e hematológicas. 

Doação

Além da doação realizada pela unidade móvel do Hemoal, os voluntários podem doar na sede do Hemoal Trapiche, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 8h até 12h. Se preferir, os voluntários podem se deslocar até o Hemoal Farol, localizado no Hospital do Açúcar, que atende de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 11h. No interior, as doações podem ser realizadas no Hemoar, que funciona na Rua Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Fonte: Ascom/Cosems

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos