Defesa de assassino de Renata Sá volta a alegar incapacidade mental

João Urtiga/Alagoas24horasLeonardo se manteve de cabeça baixa durante audiência de instrução

Leonardo se manteve de cabeça baixa durante audiência de instrução

Pai, mãe, ex-noivo e primo sentaram frente à frente ao assassino confesso da nutricionista Renata Sá, morta no dia 14 de julho de 2014 com disparos de arma de fogo e cujo corpo foi abandonado em um terreno baldio no Santa Amélia. A primeira audiência de instrução acontece na manhã desta quarta, 26, no Fórum do Barro Duro, e é conduzida pelo juiz John Silas.

Leonardo Lourenço da Silva, de 31 anos, é natural de Brasília, já havia cumprido pena por crimes no Distrito Federal e Goiás. Em Alagoas, Leonardo é apontado como autor do estupro de uma professora, além de uma tentativa de estupro contra outra jovem.

Os crimes sexuais, no entanto, não impediram que o réu confesso tivesse progressão de pena e fosse libertado, a matar. Entre as testemunhas arroladas nessa audiência está a ex-mulher do acusado, que afirma jamais ter percebido comportamento anormal no companheiro, apesar de tê-lo conhecido dentro do sistema prisional.

Ao todo, sete testemunhas de acusação e de defesa foram arroladas. Pai, mãe, ex-noivo, primo, de Renata Sá, além da mulher de Leonardo Lourenço deverão discorrer sobre o comportamento da vítima e assassino e os fatos que antecederam o crime. O Ministério Público, representado pelo promotor Marcus Mousinho, pedirá a condenação por homicídio qualificado. A expectativa é de que Leonardo seja levado a júri popular em até um ano.

Já a defesa, que está sob a responsabilidade do advogado Urabitan da Silva, voltará a defender a tese de incapacidade mental, embora não exista laudo atestando a enfermidade.

Renata Sá: nutricionista foi vítima de estuprador em série; veja vídeo

O crime
A Polícia Civil de Alagoas afirmou que o autor do homicídio é um estuprador em série e que a jovem foi vítima aleatória do homicida. Com o acusado, a polícia encontrou a bolsa da jovem. A PC também está com a roupa do acusado utilizada no dia do crime.

O corpo de Renata Almeida de Sá, de 26 anos, foi encontrado em um terreno no bairro Santa Amélia no dia 14 de julho, com dois disparos de arma de fogo na região da cabeça. O carro que a jovem dirigia, Renault Sandero com placa do Paraná, locado à empresa que a jovem trabalhava, foi encontrado na manhã do dia seguinte, em frente a um estabelecimento na Avenida Durval de Góes Monteiro. As câmeras no entorno do estabelecimento foram determinantes para localizar o acusado.

Ascom PC/ALLeonardo na época em que foi preso pela Polícia Civil

Leonardo na época em que foi preso pela Polícia Civil

Dinâmica do crime
A polícia afirma que Leonardo é extremamente inteligente e teria abordado a jovem Renata por volta de 11h35 no bairro do Farol, onde teria anunciado o assalto. Obrigou a nutricionista a seguir até o bairro do Santa Amélia, onde tentou convencer a jovem a entrar no motel, como a mesma resistiu, decidiu matá-la.

Após o crime, o acusado roubou a aliança, cerca de R$ 60, além da bolsa de roupas e produtos da empresa em que ela trabalhava, mas deixou o Iphone e o notebook, temendo ser rastreado. O acusado ainda teria limpado todo o material e forjado uma ligação para o disque-denúncia (181) afirmando que vira a vítima aos beijos com um homem momentos antes do crime, atribuindo caráter passional ao crime.

Vídeo
A Polícia Civil divulgou também um vídeo em que o acusado carrega a bolsa da vítima, após deixar o carro de Renata Sá. O flagra veio de uma câmera oriunda de um estabelecimento particular que conseguiu identificar Leonardo Lourenço.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos