Alta dos juros nos EUA pode ajudar Brasil, diz professor de Stanford

Luiz Prado / Agência LUZ/ BM&FBOVESPADarrell Duffy, professor de finanças da Universidade de Stanford

Darrell Duffy, professor de finanças da Universidade de Stanford

O professor de finanças da Universidade de Stanford, Darrell Duffie, afirmou que a alta dos juros nos EUA pode beneficiar o Brasil, e disse ser muito difícil prever o que vai acontecer com as ações chinesas após o forte tombo na semana, por tratar-se de um mercado bastante “complexo” e “pouco transparente”.

As afirmação foram feitas em entrevista concedida  durante o 7º Congresso de Mercados Financeiros da BM&FBovespa em Campos de Jordão, no interior paulista, na sexta-feira (28).

“O governo chinês tem um grande poder de controlar o mercado, como já tem feito, com a desvalorização do iuan [moeda chinesa]. Então, [o futuro das bolsas chinesas] não é algo que podemos prever baseados somente no comportamento dos investidores”, afirmou o professor.

No início da semana, os principais índices de ações da China despencaram, derrubando os mercados do mundo todo e gerando preocupações sobre uma possível desaceleração da economia do país asiático. Entenda o que está acontecendo com a China.

A Bovespa, principal índice paulista, chegou a cair mais de 6,5% na segunda-feira, mas retomou o fôlego no fim da semana.

Juros maiores nos EUA podem beneficiar exportações
Para o professor, a provável elevação da taxa de juros nos Estados Unidos, aguardada até o fim deste ano, apesar de prejudicar mercados emergentes como o Brasil devido a uma fuga de recursos dos investidores, por outro lado, pode beneficiar as exportações brasileiras.

O Federal Reserve (banco central norte-americano) anunciou que pode elevar as taxas de juros, mantidas próximas a zero, até o fim deste ano. A mudança era esperada para setembro, mas o órgãodisse que isso vai depender “das condições do mercado”, de olho na turbulência causada pela China.

Quando isso acontecer, espera-se uma migração de recursos de economias periféricas para os EUA, considerado um dos mercados mais seguros do mundo para se investir.

“Há alguns benefícios, porque se a economia dos EUA é um motor de crescimento global e a alta dos juros indica que ela está melhorando, então haverá maior demanda por produtos manufaturados de países como o Brasil, que terá preços atrativos de seus produtos e poderá vender mais para essas economias”, afirmou Duffie.

Na opinião de Duffy, embora a alta dos juros possa causar volatilidade nos mercados emergentes, ele acredita que a oscilação é positiva para equilibrar o mercado. “Quando as ações começam a subir e descer, os investidores tem mais motivos para negociar. Mais investidores negociando, mais equilíbrio em suas posições. Quando o volume de negócios aumenta, o mercado fica mais competitivo e esse equilíbrio melhora”, diz o professor.

País em recessão
O Produto Interno Bruto (PIB) caiu 1,9% no segundo trimestre de 2015 ante os três meses anteriores, e a economia brasileira entrou no que os economistas chamam de “recessão técnica”, que acontece quando o PIB encolhe por dois trimestres seguidos. No primeiro trimestre do ano, o PIB caiu 0,7% (dado revisado).

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos