Com 2 assaltos por dia, prefeitura quer ‘banir’ dinheiro dos coletivos em um ano

João Urtiga/Alagoas24horasBilhetagem eletrônica visa reduzir dinheiro em circulação nos coletivos

Bilhetagem eletrônica visa reduzir dinheiro em circulação nos coletivos

Retirar totalmente o dinheiro dos ônibus coletivos em circulação na capital alagoana. Esta é a meta da Prefeitura de Maceió, através da Superintendência de Transporte e Trânsito (SMTT) com a ampliação do cartão Bem Legal. O objetivo é que o sistema de bilhetagem eletrônica seja ampliado dos atuais 60% para 100% no prazo de oito a 12 meses.

Para isso, o município ampliou os autuais três pontos de recarga para 90 e intensificará a campanha inclusive junto a turistas, que passarão a contar com cartões descartáveis. A aquisição do cartão é gratuita e o usuário pagará apenas pela compra do crédito. O município estima que cerca de 400 mil passageiros circulam pelos coletivos da capital diariamente e que o dinheiro seria o principal alvo da ação de bandidos.

“A nossa meta é até o próximo ano tirar totalmente o dinheiro dos coletivos. Vamos com isso minimizar as questões de segurança e certamente vai contribuir pra reduzir o número de assalto aos coletivos”, diz Palmeira. “Dentro do pacote da licitação estipulamos algumas metas e entre elas está a questão da segurança, as empresas, apesar de não serem obrigas a ter a câmara de monitoramento, serão bonificadas se apresentarem menos assaltos, então vai ser de interesse delas”, complementa.

João Urtiga/Alagoas24horas20150831_085758

Segundo dados da Transpal, em 2014 foram registrados 1.081 assaltos a coletivos na capital alagoana. A estatística de 2015 aponta para uma média de dois assaltos diários. Medidas contra os assaltos são cobradas tantos pela Associação de Transportadores quanto pelo Sindicato dos Rodoviários.

Entre as novidades da campanha está a recarga de créditos de passagem para o cartão Bem Legal via aplicativo no celular. A rede de recarga da bilhetagem eletrônica é realizada em cinco postos da Transpal e nos guichês de autoatendimento espalhados nos postos e em mais de 90 lojas de conveniência (mercadinhos, panificações, farmácias) dos bairros de Maceió.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos