Delegacia da Receita Federal em Maceió faz alerta sobre mensagens falsas no Facebook

Dado Ruvic/ReutersFacebook lança projeto para tornar internet mais barata

Os cidadãos alagoanos devem ficar atentos a mensagens falsas enviadas pelo Facebook em nome da Receita Federal. “Com o falso propósito de atestar que o contribuinte teve sua Declaração do Imposto de Renda retida na malha fina, a real finalidade dessas mensagens é induzir os contribuintes a acessarem links que funcionam como portas de entradas de programas maliciosos utilizados para roubar dados”, alerta o delegado Plínio Feitosa.

Referidas mensagens utilizam indevidamente nomes e timbres oficiais e tentam iludir o cidadão com a apresentação de telas que misturam instruções verdadeiras e falsas, na tentativa de obter ilegalmente informações fiscais, cadastrais e, principalmente, financeiras. Os links contidos em determinados pontos indicados na correspondência costumam ser a porta de entrada para vírus e malwares no computador.

Veja como proceder perante estas mensagens:

1. Não abrir arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário;

2. Não acionar os links para endereços da Internet, mesmo que lá esteja escrito o nome da RFB, ou mensagens como “clique aqui”, pois não se referem à Receita Federal; e

3. Excluir imediatamente a mensagem.

A página da Receita Federal no Facebook é um canal de divulgação da instituição, assim como nosso canal no YouTube e nossa página do Twitter. As regras de uso deixam claro que não se trata de um canal de atendimento ao contribuinte. Por meio dessa rede social, a Receita Federal estabelece laços menos formais no relacionamento com o contribuinte, por meio de campanhas, dicas e mensagens de interesse da administração.

Fonte: Delegacia da Receita Federal em AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos