PEC que altera idade para aposentadoria compulsória é promulgada

Com a promulgação da PEC da Bengala idade para aposentadoria passa de 70 para 75 anos

Ascom AleDeputado Francisco Tenório (PMN)

Deputado Francisco Tenório (PMN)

Os deputados aprovaram, durante sessão extraordinária desta terça-feira (01), a Proposta de Emenda Constitucional (PEC), de autoria do deputado Francisco Tenório (PMN), que altera a idade para aposentadoria compulsória de 70 para 75 anos em Alagoas.

A PEC vai beneficiar desembargadores do Tribunal de Justiça e os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado. Apenas o deputado Rodrigo Cunha (PSDB) votou contra a proposta, alegando inconstitucionalidade. “Não cabe a essa poder decidir sobre a aposentadoria compulsória por causa do princípio da simetria. Mais uma vez esta casa vai votar uma proposta inconstitucional”, disse o deputado, lembrando os casos de outros Estados, que aprovaram proposta semelhante e foram consideradas inconstitucionais.

Em defesa da PEC, Tenório alegou que o Estado é um ente federativo que tem autonomia administrativa e financeira para decidir sobre a idade das aposentadorias. “A decisão do STF ainda é passível de discussão. Além disso, o Estado tem autonomia administrativa e financeira e a proposta vai fazer com que o Estado economize quando não precisar mais aposentar compulsoriamente um desembargador quando este ainda poderia trabalhar por mais cinco anos”, defendeu Francisco Tenório.

A PEC aprovada altera o artigo 57 da Constituição do Estado de Alagoas sobre o limite de idade para a aposentadoria do servidor público em geral. A proposta é similar a PEC da Bengala, cuja Emenda 88/15 foi promulgada em maio deste ano, direcionada a ministros do STF, TCU e demais tribunais superiores.

 

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos