Benefícios do INSS podem ser requeridos pela internet

A decisão foi tomada ontem  (24) pela presidenta da República, Dilma Rousseff, conforme nota divulgada pelo Palácio do Planalto.

Alguns benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem ser requeridos pela internet (www.previdencia.gov.br) e pela Central de Atendimento 135, sem a necessidade de ir a uma agência da Previdência Social (APS), tais como o auxílio-doença, salário-maternidade e a pensão por morte. Assim os segurados podem fazer os pedidos mesmo com a paralisação dos servidores do Instituto.

Para o auxílio-doença, o segurado deve imprimir o requerimento gerado pelo sistema, através do site da Previdência, na coluna “serviços do INSS” em auxílio-doença e levá-lo à APS selecionada, no dia da realização da perícia médica.

Já a pensão por morte pode ser solicitada pela internet pelos dependentes do falecido que já recebia algum benefício do INSS, ou seja, estava aposentado ou de auxílio-doença.

Nos demais casos, o requerimento deve ser numa agência da Previdência Social, com agendamento pelo site ou através do telefone 135. O benefício de pensão por morte é pago aos dependentes do segurado do INSS que vier a falecer ou, em caso de desaparecimento, tiver sua morte presumida declarada judicialmente.

Outro benefício que pode ser requerido pela internet é o salário-maternidade para empregadas domésticas, contribuintes individuais e seguradas facultativas. As desempregadas só podem fazer o requerimento no INSS. Esse atendimento pode ser agendado no site da previdência ou pelo 135. As demais empregadas tem o benefício pago pela própria empresa, que deduzem o valor quando efetuam o recolhimento das contribuições previdenciárias devidas.

Agendamento – Os serviços e benefícios que são requeridos exclusivamente nas agências do INSS podem ser agendados através do 135 ou pelo site da Previdência. Para quem não for atendido em decorrência da greve, o INSS considerará a data originalmente agendada como a data de entrada do requerimento, a partir de quando são gerados os efeitos financeiros nos benefícios. O horário de funcionamento da Central de Atendimento 135 é de 7h as 22h de segunda a sábado.

Fonte: INSS/AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos