Cooperativa promove exposição de produtos da terra em Matriz de Camaragibe

diaNo próximo dia 7 de Setembro, o município de Matriz de Camaragibe receberá uma ação do Dia de Cooperar. A Coopaq, Cooperativa dos Agricultores Qualificados, em comemoração ao seu aniversário de quatro anos, promoverá uma exposição dos agricultores locais, que também venderão seus produtos com preços especiais para os consumidores finais. A ação ainda terá o apoio da OCB/AL com emissão de RGs, corte de cabelo e atividades lúdicas para as crianças.

Romullo Dantas, presidente da cooperativa, informa que cerca de dez barracas comporão a exposição, que tem por objetivo apresentar aos matrisenses o produto do trabalho dos agricultores familiares locais. “A ideia é aproximar os produtores da população da cidade, que está convidada a conhecer um pouco mais sobre o trabalho dos cooperados e saber que muitos dos alimentos que eles consomem vêm desses agricultores”, afirma Dantas.

A ação faz parte do “Dia de Cooperar”, também chamado “Dia C”, que incentiva o voluntariado em cooperativas de todo o país. Impulsionado pelo Sistema OCB*, esse movimento de transformação social atualmente conta com a adesão de mais de 1100 cooperativas em todo o Brasil. Em Alagoas, o movimento é de responsabilidade do Sistema OCB/AL**.

A Coopaq é uma grande cooperativa de agricultores familiares de Matriz de Camaragibe e uma das maiores de Alagoas.

Por dentro do “Dia C”

O “Dia de Cooperar” (Dia C) é um movimento de voluntariado desenvolvido pelo sistema cooperativista brasileiro que conta com a participação efetiva das cooperativas como idealizadoras e mantenedoras dos projetos. O objetivo é promover e estimular a integração das ações voluntárias, de Norte a Sul do país de forma permanente. Uma vez por ano, as cooperativas realizam uma grande celebração do Dia C de forma simultânea em todo o Brasil.

Este ano foi escolhido o primeiro sábado de julho (4/7), quando se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo.

A escolha não é aleatória, pois a data tem como tema em 2015 “Escolha cooperativismo, escolha equidade” e tem como objetivo chamar a atenção para o aumento das desigualdades sociais e adotar ações para reverter esse quadro. O Dia C busca concretizar um dos mais importantes valores cooperativistas: o interesse pela comunidade. Em 2014, o Dia C beneficiou quase um milhão de pessoas, contou com cerca de 900 cooperativas totalizando 65 mil voluntários em todo o país. Cooperativas interessadas em participar desse grande movimento nacional podem buscar informações no site: diac.brasilcooperativo.coop.br e com a unidade do Sescoop*** em seu estado.

Serviço:

Aniversário Coopaq

7/9/2015

Horário: Das 8h às 13h

Praça Bom Jesus, Centro

Matriz do Camaragibe – AL

Fonte: Sistema Cooperativo AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos