Devotos de ‘padim Cícero Romão’ são enviados a Juazeiro do Norte; AL tem maior participação

Alagoas24horasDSC_0292

Benditos, orações e devoção. Foi desta forma que os romeiros do padre Cícero Romão Batista se prepararam para enfrentar aproximados 600 km até o Juazeiro do Norte, no Ceará. A missa de envio ocorreu na tarde desta segunda-feira, 07, na Igreja Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, no bairro da Chã da Jaqueira, em Maceió.

Alagoas24horasRomeira Maria do Carmo. Desde os 12 anos vai ao Juazeiro do Norte

Romeira Maria do Carmo. Desde os 12 anos vai ao Juazeiro do Norte

A capela ficou pequena para acomodar os romeiros que chegavam de vários lugares do Estado para receber a benção, que segundo a romeira Maria do Carmo da Silva, 72 anos, é para proteger de todos os males durante a viagem que ao todo terá duração de uma semana.

De várias partes do Estado, os romeiros embarcarão ainda na madrugada desta terça-feira (8) para a capital nordestina da Fé. “Iremos nas graças do meu padim Cíço e lá fica pequeno para a celebração de fé que a Nossa Senhora das Candeias”, destacou a romeira.

A romaria é um costume da população católica do nordeste que vai ao Juazeiro do Norte celebrar a festa da padroeira da cidade, Nossa Senhora das Dores, iniciada durante o comando do sacerdote Cícero Romão Batista que foi o fundador da cidade, prefeito e vice-governador do Ceará.

Dados colhidos junto a Central de Informações do Romeiro, em Juazeiro, dão conta que pelo menos 20% dos que participam da festividade são alagoanos, segundo eles, o Estado é o que concentra o maior número de devotos.

De acordo com o padre Walfran Fonseca, vigário da Paróquia Santo Antonio, em Bebedouro, cerca de 50 mil

Alagoas24horasPe. Walfran Fonseca

Pe. Walfran Fonseca

alagoanos embarcam rumo ao Juazeiro do Norte. O sacerdote clamou a atenção das autoridades para incentivo ao transporte dos romeiros e uma maior fiscalização nas condições de viagem.

Leia também

Milhares de romeiros alagoanos participam de procissão a Mãe das Dores

“As condições de viagens dos romeiros, as vezes, são deploráveis. Acho louvável quando a PRF impedi a viagem dos carros conhecido como ‘pau de arara’, pois coloca em risco a vida destas pessoas. É preciso que haja um maior investimento e segurança, também, nas estradas, pois uma viagem dessa é muito perigosa, mas a fé, primeiramente em Deus, depois no Padre Cícero é que os levam e trazem em paz”, destacou.

Para a romeira Maria das Dores, que desde os 12 anos vai ao Juazeiro, “a proteção divina é maior que qualquer ação do homem, mas quando chegamos lá e somos abençoados voltamos e trazemos as bençãos para Alagoas”.

Alagoas24horasRomeiros cantando os benditos de 'padim Ciço'

Romeiros cantando os benditos de ‘padim Ciço’

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos