Maceió sediará encontro estadual de políticas culturais

Evento, que acontece no Museu da Imagem e do Som de Alagoas, vai debater eleições do Conselho Nacional de Política Cultural

 

Adaílson Calheiros{ecb32820-0428-4412-ae58-14810fe2eba7}_misa.jpg

Nesta sexta-feira (18), a caravana da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura recebe os segmentos culturais alagoanos para o Encontro Estadual Eleições 2015 do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC). O evento acontecerá no Museu da Imagem e do Som de Alagoas, em Jaraguá, às 9h.

Durante a primeira quinzena de setembro, técnicos da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) realizarão encontros regionais com o propósito de debater políticas públicas voltadas para o fortalecimento do setor e orientar sobre a participação dos agentes culturais no processo da renovação do CNPC.

Na ocasião, os gestores municipais e representantes de entidades debateram sobre a participação social e democrática no sentido de qualificar e fomentar a cultura alagoana. As reuniões aconteceram nos municípios de União dos Palmares, Arapiraca, Jacuípe, Maragogi, Água Branca e Pão de Açúcar.

O pleito contemplará delegados estaduais para participar dos Fóruns Nacionais Setoriais. “A Secult mobilizou e conscientizou os eleitores sobre a importância desse processo eletivo para que Alagoas continue a ter um número significativo de delegados e uma representatividade positiva dentro do CNPC, ampliando o envolvimento social”, destacou a secretária Mellina Freitas.

No encontro estadual, haverá rodas de conversa no período da tarde, em que representantes da Secretaria de Articulação do MinC dialogarão com os presentes.

Cada eleitor inscrito só poderá votar em um candidato de uma área específica de uma unidade da Federação. Para a etapa estadual, será divulgada uma lista com todos os candidatos inscritos, dividido por Setorial e por Unidade da Federação.

Na segunda etapa, a nacional, os candidatos mais votados nos estados e no Distrito Federal e os 15 integrantes da antiga formação dos Colegiados Setoriais habilitados irão escolher entre si os ocupantes das 30 vagas de representação da sociedade civil. Os resultados finais serão disponibilizados pelo MinC e na plataforma digital do CNPC.

Fonte: Secult

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos