Possível impossibilidade

Interatividade entre corpo e arte marca a exposição de Martha Araújo na Galeria Gamma. Abertura 23 de setembro, às 19h30

DivulgaçãoPossível impossibilidade

Possível impossibilidade

A aparente impossibilidade de interação e subversão de lugar entre o público, o corpo e a obra faz parte da pesquisa desenvolvida pela artista plástica alagoana Martha Araújo, que expõe a partir do dia 23 de setembro na Galeria Gamma.

Em Possível Impossibilidade Martha traz para Maceió um extrato representativo do trabalho que desenvolve desde a década de 1980, em que propõe o diálogo entre o observador e seus objetos performáticos, (roupas, especificamente macacões) que podem ser manipulados e vestidos. “Minha proposição durante as performances é que o participante vivencie a situação de polaridade, (liberdade X não liberdade) através do corpo como meio de expressão”, define a artista, que situa o corpo como o canal da mensagem.
Aluna de artistas de renome internacional como Tunga , Martha Araújo propõe o exercício constante dos sentidos. “Ao vestir ou entrar no macacão mergulhamos em nós mesmos, em nossa subjetividade. Cada um se depara com emoções diferentes. Exercitamos o que não sabemos”, complementa.
A opção pela experiência sensorial é evidente também na utilização de velcros (verticais e horizontais) em algumas peças, o que possibilita a alternância de movimentos de colar e descolar que remetem à sensação de rasgar a própria pele e a pele do outro. Seres que se grudam e desgrudam no espaço da performance. “A proposta é exatamente a de promover a interação com o público mediante a experimentação, confirmando as possibilidades do impossível”, explica o curador da exposição, o artista plástico Rogério Gomes.
Exposição terá link com a moda – A abertura Possível Impossibilidade está inserida na programação da edição 2015 da Alagoas Trend House, com desfile da marca Nidas, da estilista alagoana Paula Cox, que desponta no cenário nacional. “Como Martha Araújo foca os limites do corpo vimos a possibilidade de contingenciar a moda a estes limites”, justifica o curador que é o homenageado da semana de moda.
Sobre Martha Araújo – Graduada em Pedagogia pela UFRJ, concluiu mestrado em Educação pela PUC-RJ. Ainda no Rio de Janeiro, participou de cursos na Escola de Artes Visuais/Parque Lage, Museu de Arte Moderna e na Oficina de Escultura do Museu do Ingá, em Niterói.Foi professora assistente da Universidade Federal de Alagoas.

Outras exposições -2015- Para um corpor pleno de vazios – Galeria Jaqueline Martins. 2014 – 12a Bienal de Cuenca, e das mostras Ultrapassados na Broadway 1602, em Nova York, e artevida:parque na EAV/Parque Lage (Rio de Janeiro). 2014- III Mostra do Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo como Artista Convidada. 2012 – exposições individuais Entrópicos, Pinacoteca da Universidade Federal de Alagoas e Casulares Eclipsados na Arte Plural Galeria, Recife . 2002- Entrópicos- , Pinacoteca da Ufal, Maceió. 1993- RG – Oficina de Arte, Maceió. 1994- Galeria de Arte ACBEU, Salvador.1992- Piaçabugos – Itaugaleria, São Paulo. 1992-Galeria de Arte do Espaço Cultural Sérgio Porto, Rio de Janeiro . 1991- Galeria de arte do IBEU, Rio de Janeiro.1986 – Galeria do Centro Empresarial Rio, Rio de Janeiro. 1989- Galeria Karandash, Maceió .

Serviço
O que – Exposição Possível impossibilidade
Quando – Abertura dia 23 de setembro, às 19h30
Onde – Galeria Gamma, na Avenida Luís Ramalho de Castro, 899, Jatiúca, em frente a torre de telefonia da antiga Telasa

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos