Cursos da Ufal crescem no Ranking da Folha

A edição de 2015 do RUF traz números animadores para alguns cursos da Ufal

Ascom UfalUniversidade Federal de Alagoas (Ufal)

Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

A avaliação anual das universidades públicas e privadas pela Folha de São Paulo foi publicada esta semana e mostra o salto de qualidade em alguns cursos de graduação da Universidade Federal de Alagoas. De acordo com o Ranking, o curso de Nutrição é o melhor colocado da Ufal, na 15ª posição entre todas as graduações da área no país. O curso subiu três pontos na lista em relação ao ano passado e é mais uma boa notícia para a Nutrição que acaba de receber o selo 5 estrelas do Guia do Estudante.

Os números que refletem isso são os pontos somados em diferentes itens que fazem os indicadores do Ranking. A avaliação de mercado para os graduados em Nutrição pela Ufal se manteve estável, assim como o número de professores com dedicação exclusiva, contudo, a qualidade de ensino e o número de professores com título de mestrado e doutorado acumularam mais pontos nos indicadores de 2015.

Além disso, houve um salto relevante na posição do indicador que faz o cálculo a partir da nota do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). O curso de Nutrição, que chegou a ter nota dois, conseguiu atingir nota 4 no último Enade. O resultado disso foi registrado pelo ranking da Folha fazendo o curso sair da posição 184 para 12 no número de pontos deste item individual.

“Isso foi muito esperado por nós todos, tanto professores, como técnicos e discentes. Nossos alunos são muito envolvidos, nos cobram qualidade, então, receber esses resultados é extremamente gratificante. A nota do Enade refletiu muito nesse salto. Nós fizemos um trabalho muito grande de conscientização dos estudantes para este Exame. Mostramos a importância de responder com responsabilidade. Os efeitos estamos sentindo agora, já que mostram a real qualidade do nosso curso”, comentou Glaucevane Guedes, coordenadora da Nutrição.

Já o curso de Arquitetura e Urbanismo teve um salto ainda maior no Ranking da Folha de 2015. O 70º lugar registrado ano passado ficou mesmo para trás depois de subir para a 20ª posição este ano com bom desempenho nos indicadores de avaliação de mercado (28,9 pontos de um máximo de 36) e no número de professores com dedicação exclusiva (atingindo o número máximo 8 de pontos). Mas, para a coordenadora Lúcia Hidaka, um quesito muito importante para o crescimento no Ranking foi o indicador que soma a proporção de professores com título mestre ou doutor. Neste item, o curso saiu do 42° para o 28º lugar.

“Tivemos professores novos contratados já com título de doutor e outros voltando do processo de doutoramento. Isso agrega muito valor ao curso. É uma felicidade pra gente, porque estão sendo refletidos 40 anos de muito trabalho e dedicação. É o nosso compromisso de formar arquitetos e urbanistas pela Universidade Federal de Alagoas”, comemorou Hidaka.

Também obtiveram crescimento no Ranking Universitário da Folha os cursos de Medicina, Educação Física, Farmácia, Pedagogia, Medicina Veterinária, Odontologia, Turismo, entre outros que mostraram mais qualidade em todos os indicadores avaliados.

A Universidade Federal de Alagoas também se destacou no número de publicações em revistas nacionais (sendo a 38ª do país entre públicas e privadas) e alcançou o 35º lugar no Ranking de Internacionalização, que leva em conta a proporção de professores estrangeiros em relação ao corpo docente, citações internacionais de trabalhos e o percentual de artigos em colaboração internacional.

Fonte: Ascom Ufal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos