Acidente Novo Lino: IMA acompanha remoção de óleo que vazou na BR 101

A empresa levava o óleo diesel para o município de Arapiraca e tombou no quilômetro 12 da BR 101, em Novo Lino

 

Ascom IMAFiscalização do IMA acompanha remoção de caminhão que tombou na BR 101

Fiscalização do IMA acompanha remoção de caminhão que tombou na BR 101

A equipe de fiscalização do Instituto do Meio ambiente (IMA) acompanha a remoção do óleo diesel que vazou de um caminhou que tombou por volta das 06h, desta quinta-feira (17), no quilômetro 12, da BR 101, no município de Novo Lino. A empresa fazia o transporte do combustível do estado de Pernambuco para o município de Arapiraca.

Com capacidade para transportar 30 mil litros de combustível, apenas cerca de dois mil litros chegaram a vazar. Segundo informações do gerente de Monitoramento e Fiscalização, Ermi Ferrari, o óleo diesel escorreu pelas calhas existentes no acostamento da rodovia para a drenagem de águas da chuva. Por isso, pôde ser contido e não chegou a contaminar nenhum corpo hídrico.

Um dos documentos que a transportadora deveria apresentar é a Autorização de Transporte de Produto Perigoso (ATPP) interestadual, expedido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), mas o documento apresentado estava vencido. Por isso o relatório do IMA será enviado para o órgão federal tomar as medidas cabíveis.

A empresa recebeu um Termo de Advertência dos fiscais do IMA, com prazo de cinco dias, para que seja apresentada o relatório circunstanciado da ocorrência, com a descrição do acidente e das medidas tomadas para evitar maiores impactos ambientais. A equipe do Instituto acompanha a operação de remoção do óleo para que o caminhão seja desvirado.

 

Fonte: Ascom IMA

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos