Balneabilidade aponta 21 trechos impróprios para banho de mar

Alagoas24HorasPraias de Maceió

Praias de Maceió

As praias do litoral alagoano passaram por nova avaliação do Instituto do Meio Ambiente (IMA) esta semana. Desta vez, o órgão ambiental constatou que 21 das 61 áreas analisadas apresentaram índices elevados de coliformes fecais em suas águas.

De acordo com o relatório de balneabilidade do IMA, cinco trechos do litoral sul devem ser evitados pelos banhistas. Nas praias de Maceió, dos 20 pontos avaliados, 12 foram considerados impróprios. Já no litoral norte, 18 trechos estão liberados para banho de mar e quatro foram reprovados no teste do órgão ambiental.

Os técnicos do IMA realizaram a coleta das amostras no domingo, dia 13, quando houve ocorrência de chuvas nas praias de Maceió. Os trechos considerados impróprios apresentaram na última semana um valor superior a 2.500 Coliformes Termotolerantes (Fecais) por 100 ml de água. Já as praias próprias não excederam um limite de 1.000 NMP (Número Mais Provável) de Coliformes Fecais (Termotolerantes) por 100 mL da amostra de água.

Com o resultado da balneabilidade das praias alagoanas, o IMA aconselha que  as pessoas não entrem no mar quando observarem a presença de resíduos ou despejos, sólidos ou líquidos, inclusive esgotos sanitários, óleos, graxas, ou outras substâncias. A exposição dos banhistas nas áreas poluídas pode trazer riscos à saúde e causar doenças de pele.

Confira as praias próprias e impróprias para banho de mar:

IMAbalne2
IMAbalne3

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos