Rosberg garante a pole em Suzuka

Treino acabou sendo encerrado antes da última tentativa dos pilotos, por conta de acidente feio de Kvyat.

O alemão Nico Rosberg confirmou o seu bom desempenho apresentado durante o último treino livre em Suzuka e garantiu a pole position para o GP do Japão de Fórmula 1. Companheiro de Lewis Hamilton, o germânico conquistou a primeira colocação com o tempo marcado na sua primeira tentativa no Q3, já que os competidores não tiveram a oportunidade de concluir mais uma volta.

Rosberg garantiu a pole no Japão

Rosberg garantiu a pole no Japão (Foto: SkySports F1)

A pole de Nico ficou registrada com o tempo de 1min32s584. Já Hamilton cravou 1min32s660. O britânico até tentaria melhorar a sua marca e ficar com a primeira colocação no grid, mas nos últimos segundos da sessão, quando todos faziam as suas tentativas finais, Daniil Kvyat bateu forte, causando bandeira vermelha. Sem mais tempo, a direção resolveu encerrar o treino.

Com os carros da Mercedes na primeira fila, Williams e Ferrari dividiram as filas seguintes. Valtteri Bottas terminou com o terceiro tempo mais rápido, cravando 1min33s024. Logo em seguida apareceu Sebastian Vettel, com o quarto tempo (1min33s245).

O brasileiro Felipe Massa foi o quinto piloto mais rápido do Q3, tendo a sua volta registrada em 1min33s337. Exatos dez centésimos mais lento do que o paulista, ficou Kimi Raikkonen, na sexta colocação (1min33s347). Com Williams e Ferrari apresentando um ritmo muito semelhante, a disputa por posições na largada deverá ser acirrada amanhã.

Felipe Nasr, da Sauber, não teve um bom desempenho e acabou eliminado do treino logo na primeira fase.

O treino

Depois da chuva que caiu durante toda a sexta-feira, comprometendo completamente os dois treinos livres disputados em Suzuka, o dia amanheceu nublado, mas sem precipitações. Uma ótima notícia para os pilotos, que participaram do terceiro treino livre e da classificação com a pista seca.

Q1

A primeira parte do treino classificatória foi marcada pelos problemas apresentados pelo carro de Max Verstappen. O piloto ocupava a oitava colocação quando acabou rodando na pista. Chateado, o holandês chegou até a ignorar a equipe no rádio, mas pouco depois confirmou que o incidente aconteceu por uma pane no carro. Assim, teve que abandonar o treino, mesmo com tempo suficiente para o Q2.

Mais uma vez, Nasr foi eliminado no Q1

Mais uma vez, Nasr foi eliminado no Q1

Entre os pilotos que não tiveram tanta sorte e acabaram eliminados, tivemos o inglês Jenson Button, daMcLaren. Mesmo correndo na casa da Honda, o campeão de 2009 não conseguiu uma boa posição de largada e deve partir em décimo sexto. Logo atrás dele estará Marcus Ericsson, da Sauber.

O brasileiro Felipe Nasr foi outro que não teve um tempo suficiente para garantir vaga na segunda fase do treino. Ele concluiu o Q1 em décimo oitavo. Will Stevens partirá em décimo nono. Já Alexander Rossi nem chegou a marcar tempo e precisará de uma autorização especial dos comissários para correr amanhã, já que está fora dos 107%.

 

Q2

Com o problema no carro de Verstappen, o Q2 começou já com um piloto eliminado. Quem também não teve tanta sorte e teve que deixar o treino logo na segunda fase foi o alemão Nico Hulkenberg, da Force India. Ele garantiu apenas o décimo primeiro tempo. Logo atrás dele estará Carlos Sainz Jr, da Toro Rosso, em décimo segundo.

Hulk acabou eliminado no Q2

Hulk acabou eliminado no Q2

Lotus de Pastor Maldonado também não apresentou um ritmo que garantisse um tempo entre os dez primeiros colocados. O venezuelano garantiu apenas a décima terceira colocação. Fernando Alonso ficou na posição seguinte, em décimo quarto.

 

Q3

Assim como tem acontecido na maioria das corridas, o resultado da terceira parte do treino de classificação parecia que só seria definido mesmo após zerar o cronômetro. Os pilotos saíram para a pista, fizeram as suas primeiras tentativas e retornaram aos boxes para se preparar para ir novamente tentar um bom tempo nos instantes finais. Todos até que seguiram esse cronograma, mas o acidente sofrido por Kvyat fez com que os resultados da primeira tentativa fossem os únicos contabilizados.

Kvyat bateu forte no fim do treino

Kvyat bateu forte no fim do treino (Foto: Reprodução/BBC)

Assim, Nico Rosberg que havia marcado um bom tempo logo na sua primeira volta, garantiu a primeira colocação. Seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton, teve mesmo que se contentar com o segundo tempo. A surpresa acabou ficando para o bom ritmo da Williams, que viu seus pilotos ocuparem a segunda e terceira fila. Valtteri Bottas foi o terceiro mais rápido, enquanto Felipe Massa terminou em quinto. Sebastian Vettel, da Ferrari, ficou entre eles, na quarta colocação.

Kimi Raikkonen, também correndo com o carro vermelho, concluiu na oitava colocação. Grata surpresa em Cingapura, Daniel Ricciardo não teve o mesmo desempenho na classificação em Suzuka e deverá largar apenas em sétimo. Na sequência ficará Romain Grosjean, da Lotus. Sergio Pérez e Daniil Kvyat, que não chegaram a marcar tempos no Q3 ficaram em nono e décimo, respectivamente.

Confira os tempos:

Classificação - Suzuka

Fonte: F1 Team

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos