França lança ataques aéreos contra Estado Islâmico na Síria

BBC BrasilGrupo partidário do Estado Islâmico publicou fotos que mostrariam piloto jordaniano capturado

Grupo partidário do Estado Islâmico (Foto: BBC)

PARIS (Reuters) – A França disse neste domingo que lançou seu primeiro ataque aéreo contra o Estado Islâmico na Síria em um ato de “legítima defesa” para impedir que o grupo realizasse ataques dentro da França.

O primeiro-ministro Manuel Valls disse à emissora BFM-TV que os ataques tinham como alvo os centros de treinamento do Estado Islâmico onde militantes estavam sendo preparados para realizar ataques na França.

“Estamos atingindo o Daesh porque essa organização terrorista prepara ataques contra a França a partir da Síria. Estamos agindo em legítima defesa”, disse Valls, utilizando o nome árabe do Estado Islâmico.

O anúncio foi feito algumas horas antes de o presidente François Hollande participar de uma reunião de líderes mundiais no início da assembleia geral das Nações Unidas em Nova York.

“Nosso país confirma seu comprometimento resoluto em lutar contra a ameaça terrorista representada pelo Daesh (Estado Islâmico). Vamos atacar toda vez que nossa segurança nacional estiver em risco”, disse a presidência francesa em comunicado.

Militantes islâmicos realizaram diversos ataques na França este ano, incluindo um contra a redação do semanal satírico Charlie Hebdo no qual 12 pessoas morreram.

Uma fonte da presidência disse que os ataques foram promovidos no início da manhã deste domingo.

(Por Dominique Vidalon)

Fonte: Reuters

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos