Rede de Combate ao Câncer divulga programação do Outubro Rosa

Desejando chamar a atenção de todos para a prevenção contra o câncer de mama, o que mais mata mulheres no país, segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a Rede Feminina de Combate ao Câncer em Alagoas estará promovendo durante o mês de outubro uma extensa programação. Com o tema “Para todas as Marias”, a campanha deste ano quer chamar a atenção das mulheres para as leis que já garantem exames para a prevenção e o prazo para início do tratamento contra a doença.

É o caso da lei que prevê um período de 60 dias do diagnóstico ao início do tratamento contra o câncer. Além disso, a campanha quer enfatizar que desde abril de 2010, a Lei 11.664 já assegura a realização da mamografia a todas as mulheres brasileiras a partir dos 40 anos. A norma tem o objetivo de garantir as usuárias do SUS o acesso a exames para a detecção do câncer de mama, aumentando significativamente as chances de cura e de tratamentos menos radicais, a exemplo da mastectomia (retirada total da mama). A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer em Alagoas, Fátima Canuto, esclarece a importância das ações que despertam a populaç&at ilde;o para os exames preventivos. “Para que o tratamento de mama se ja feito no tempo certo é fundamental que as pessoas façam os exames regularmente”, destaca.

Para a realização de todas as atividades previstas, a Rede Feminina de Combate ao Câncer em Alagoas está contando com vários parceiros, entre eles, o Governo do Estado, a Prefeitura de Maceió, o Tribunal de Justiça de Alagoas, a Braskem, a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), o Maceió Shopping e a Santa Casa de Misericórdia de Maceió.

O lançamento do cronograma de atividades do Outubro Rosa 2015 acontecerá na próxima quinta-feira, dia 1º de outubro, às 8h30 da manhã, no Maceió Shopping, em Mangabeiras, durante um café da manhã. Na ocasião, um stand montado dentro do shopping dará inicio a venda de camisetas rosa, de todos os tamanhos, para que homens e mulheres se engajem na campanha. O evento contará com a presença de autoridades, empresários, parceiros, voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer e toda a imprensa alagoana.

O Outubro Rosa teve início na Califórnia, nos Estados Unidos, há 16 anos. No Brasil o movimento começou em 2008, quando o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, a  Ópera de Arame em Curitiba, a Estátua do Gaúcho em Porto Alegre,  a Ponte JK em Brasília e o Teatro Amazonas em Manaus foram iluminados pela Femama – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama.  De lá para cá as ações em todos Estados tem se multiplicado. O alerta tem que ser dado porque neste ano devem ser diagnosticados mais de 57 mil novos casos de câncer de mama no Brasil. Em Alagoas, somente em 2015, 480 novos casos da d oença devem ser descobertos.

Além das atividades, a Rede Feminina de Combate ao Câncer destaca um trabalho importante de informação sobre a doença realizado em associações, sindicatos, escolas, empresas e outros locais. “Nós temos mulheres aptas a palestrar sobre o câncer de mama em todos os locais. Nos próximos dias estaremos na Algás, no Tribunal de Contas do Estado, na Universidade Federal de Alagoas e no Hospital de Olhos Santa Luzia”, destaca Fátima Canuto. Para obter o serviço, que é gratuito, basta acionar a Rede no número 3221-2081.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DO OUTUBRO ROSA:

Dia 1º/10 – Café da Manhã de Lançamento do Outubro Rosa, no Maceió Shopping, às 8h30

Dia 1º/10 – Iluminação de prédios públicos pela equipe da SIMA, às 18h

Dia 4/10 – Panfletagem na orla marítima, na Ponta Verde e Pajuçara, pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, às 9h

Dia 15/10 – Panfletagem no Centro da cidade pelas equipes da Rede Feminina, Grupo Renascer e Secretaria Municipal de Saúde, às 9h

Dia 18/10 – Panfletagem na orla marítima, na Ponta Verde e Pajuçara, além de posto de coleta de corte de cabelo, pelas equipes da Rede Feminina e Grupo Renascer, às 9h

Dia 24/10 – Praia Acessível Rosa, com equipes da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e da Secretaria Municipal de Saúde, às 9h

Dia 26/10 – Manhã com o Grupo de Mulheres Vitoriosas – pacientes que se trataram da doença e conseguiram vencê-la, às 8h30       

Dia 31/10 – Corrida Maceió Rosa, na orla marítima, às 7h

 

Fonte: Ascom

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos