Braskem entrega relatório de Avaliação Ambiental do Pontal

Nesta quinta-feira (1º), a Braskem faz a entrega à Secretaria de Estado da Infraestrutura de Alagoas (Seinfra) do Relatório de Avaliação Ambiental (RAA) para as obras do projeto do Sistema de Esgotamento Sanitário do Pontal da Barra. A doação é mais uma  ação de  parceria entre as instituições, iniciada em 2014, quando a empresa entregou ao Governo do Estado o  projeto executivo de saneamento do bairro.

A apresentação do RAA é condição legal obrigatória para o processo de licenciamento ambiental da obra. Só de posse deste documento é que Seinfra poderá pleitear junto ao Instituto do Meio Ambiente (IMA) a licença para execução da obra. O relatório contempla a descrição técnica da rede, áreas de influência, legislação ambiental aplicável e levantamento dos meios físico, biótico e socioeconômico da área. O documento ainda traz os principais impactos ambientais ocasionados pela obra e medidas propostas para mitigá-los.

O Sistema de Esgotamento Sanitário do Pontal da Barra terá uma extensão de 8,6 km de rede, beneficiando quase três mil moradores do bairro e região. Vai ampliar a cobertura do sistema de saneamento de Maceió, focando na eliminação de ligações clandestinas à rede de drenagem pluvial e o descarte de esgoto bruto nos corpos hídricos da região. Os próximos passos desta parceria será garantir os recursos para a viabilização da obra. Neste sentido serão feitas ações junto ao Ministério da Integração e das Cidades.

Dessa forma, vai melhorar as condições de higiene, segurança e conforto dos usuários, com reflexos positivos na qualidade de vida da população local e, também, trazendo benefícios econômicos para a região, de forte apelo turístico.

Fonte: Ascom/Braskem

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos